terça-feira, janeiro 14, 2025
22.7 C
Vitória
terça-feira, janeiro 14, 2025
terça-feira, janeiro 14, 2025

Leia Também:

Hartung tenta entrar no debate nacional dando conselhos a Temer

Segundo o blog do Estadão, em reunião com o presidente Michel Temer no início da semana, o governador Paulo Hartung (PMDB) sugeriu iniciar as mudanças ministeriais após a votação da reforma da Previdência. O governador capixaba queria prevenir o presidente a evitar que a votação vire mais um “balcão de negociações” entre o PMDB e os partidos da base. Uma prática que tem sido constante nas votações polêmicas do Congresso. 
 
Mas o que chama atenção do mercado político é o fato de o governador que vive uma relação conflituosa com o partido do presidente ainda tentar se inserir no debate nacional buscando manter a relação com Temer. 
 
Nesse mesmo encontro, no início da semana, foi ventilado que Temer teria pedido a Hartung para permanecer no partido. A movimentação aconteceu após a divulgação de um manifesto dos 17 prefeitos do partido, que teriam pedido que o governador ficasse na sigla. Posteriormente, nos bastidores, comentou-se que o manifesto, na verdade não foi tão espontâneo como se apresentou. 
 
Hartung vem se colocando no mercado nacional em conversas com lideranças de várias siglas e disse mais de uma vez que estaria de saída do PMDB. O governador já conversou com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PSD); com Marina Silva (Rede); com Tasso Jereissati (PSDB), e mais, detidamente, com o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia. 
 
Mas nos últimos dias haveria uma movimentação para tentar transparecer uma ação do PMDB para manter o governador no partido, que vem se colocando como uma liderança disposta a compor chapa a presidência da República e está sendo cotado para ser vice de três ou quatro virtuais presidenciáveis. 
 
Esse movimento para dentro do PMDB teria mais um efeito local do que nacional. É que com a iminência da saída do governador, quem cresceu no partido foi a senadora Rose de Freitas, adversária antiga de Hartung e que vem se colocando como um nome em condições de disputar o governo do Estado, ao mesmo tempo em que exibe seu bom trânsito em Brasília com a cúpula peemedebista.
 
No mês passado Hartung, também em encontro com representantes do governo federal, teria pedido, inclusive, um basta no desfile de ministros pelo Estado, acompanhando a senadora.

Mais Lidas