Nessa segunda-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu o pedido de registro de mais uma pesquisa eleitoral a ser realizada no Estado. O que chamou a atenção dos meios políticos é que a pesquisa Futura vai para o campo nesta terça-feira (16), a serviço da Rede Gazeta, oito dias após a empresa ter encomendado o mesmo levantamento ao Ibope.
Para os meios políticos, a proximidade entre uma pesquisa e outra causa insegurança nos dados. O último levantamento feito pelo Futura foi registrado no dia 11 de agosto e mostrou um cenário eleitoral bem diferente do apurado pelo Ibope e pela Brand/Século Diário 15 dias depois.
No levantamento do Futura de agosto, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) aparecia em primeiro lugar na disputa com 49,8% contra 31,9% do governador Renato Casagrande (PSB). O índice de indecisos era de 9,4%, uma porcentagem considerada muito baixa para um período ainda tão distante da eleição.
Os dados do Ibope e da Brand/Século Diário mostraram um nível de indecisos maior e uma diferença entre Hartung e Casagrande menor do que a apresentada pela pesquisa do Futura.
A impressão nos meios políticos é de que pode haver uma tentativa de definição do cenário em favor do ex-governador no primeiro turno, diante da estagnação do peemedebista no teto de 40%, sem conseguir avançar. A definição em favor de Hartung viria como um deságue de votos na reta final da campanha. Por isso, o olhar sobre os dados vem sendo colocado com cautela pela classe política.
A nova pesquisa encerra o campo na quinta-feira (18) e pretende ouvir 800 pessoas no Estado.