Depois de atingido pela ala ideológica do PSL e do governo Jair Bolsonaro, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), desembarca em Vitória nesta quinta-feira (28) para uma visita de “cunho histórico e cultural”, segundo sua assessoria.
Isolado e sem protagonismo no governo, sua visita ao Estado está mais focada em uma visita ao Convento da Penha. Após a visita ao monumento histórico-religioso, o vice-presidente será recebido pelo governador Renato Casagrande (PSB) e fará palestra para empresários da área de comércio exterior, quando será homenageado com a comenda Domingos Martins, a maior concedida pela Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado estadual Alexandre Xambinho (Rede).
Muito comunicativo no início do governo, Hamilton Mourão teve sua visibilidade contestada pelo grupo mais próximo de Bolsonaro. Demonstrando maior perspicácia, o vice se sobressaía na imprensa, com opiniões mais sensatas do que as de Bolsonaro. Os atritos se tornaram mais acirrados quando envolveu o guru do clã presidencial, Olavo de Carvalho.
Formado na hierarquia dos quarteis, Hamilton Mourão segue as ordens e evita contatos mais diretos com a imprensa, preenchendo a agenda com palestras para áreas importantes da economia, com influência em círculos políticos do país.
A palestra do vice-presidente em Vitória será no evento de 27 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), no Itamaraty Hall, com público estimado em mais de 400 pessoas.