quarta-feira, julho 16, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, julho 16, 2025
quarta-feira, julho 16, 2025

Leia Também:

Juninho se coloca como mediador de prefeitos da Grande Vitória

Chamou atenção do mercado político a movimentação do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), que tem se colocado na condição de mediador de uma unificação dos prefeitos da Grande Vitória. Depois de fazer as pazes com o ex-desafeto partidário, o prefeito da Capital, Luciano Rezende (PPS), Juninho já estaria se movimentando para conversas com o prefeito eleito de Vila Velha, Max Filho (PSDB) e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).

Aliado de primeira linha do governador Paulo Hartung (PMDB), de quem recebeu ajuda em momentos difíceis de sua gestão, Juninho teria condições de reagrupar os prefeitos após as divisões causadas pelo duro processo eleitoral deste ano em que todos os prefeitos ??? exceto Rodney Miranda (DEM), de Vila Velha ??? conseguiram se reeleger, mas a duras penas.

Mesmo não havendo interesse de quem chega às prefeitura de entrar em rota de colisão como o Palácio Anchieta, haveria a necessidade de uma mediação, até pelo que ficou na foto de 2016. Max Filho venceu o aliado de Hartung, Rodney Miranda, e tem histórico de enfrentamento com o governador; Luciano Rezende e Audifax Barcelos disputaram com o apoio de Renato Casagrande (PSB), o que pode dificultar a relação com o Palácio Anchieta.

Por isso, a aproximação com Luciano e Audifax não deve ser tão direta, precisaria de uma intermediação de um aliado em comum. Aí entra o papel de Juninho. As pazes com Luciano já seria um grande avanço na construção dessa unidade que o governador pretende pregar na Grande Vitória. Essa unidade tem o objetivo de evitar desgastes políticos na região onde está a maioria do eleitorado capixaba.

Com planos para 2018, o governador quer o apoio dos prefeitos. Como os prefeitos deram uma grande demonstração de força política, vencendo eleições acirradas no segundo turno em todos os municípios da Grande Vitória (exceto em Vila Velha), saem fortalecidos para a disputa. Daí a necessidade de o governador atraí-los de forma inquestionável para seu grupo, evitando uma aliança com o grupo de Renato Casagrande.

Repercussão

O prefeito Juninho entrou em contado com a redação para comentar a movimentação. Ele afirmou que o arranjo na Grande Vitória foi uma iniciativa dele e que não passa pela influência do Palácio Anchieta. O prefeito entende que esta é uma alternativa para minimizar custos e resolver problemas comuns da Região Metropolitana e que será tocado com ou sem a participação do governo do Estado. Além dos quatro grandes da região, a ideia é incluir no consorcio os demais municípios da Região Metropolitana.  Juninho espera que até esta sexta-feira se reunir com o prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede).

 

Mais Lidas