segunda-feira, outubro 14, 2024
22.1 C
Vitória
segunda-feira, outubro 14, 2024
segunda-feira, outubro 14, 2024

Leia Também:

‘Lulaço’, motociatas e panfletagem na véspera das eleições no Estado

Apuração de votos poderá ser acompanhada no Triplex da Resistência, ponto de referência de movimentos progressistas

Os últimos movimentos da campanha eleitoral, neste sábado, véspera das eleições de domingo (2), trarão um novo colorido em ruas, praças e avenidas no Espírito Santo, em manifestações que incluem caminhadas, motociatas e, principalmente, encontros com representantes da sociedade civil. Os comitês de campanha organizaram ações na Grande Vitória e nas principais cidades do interior. A votação começa às 8 horas e se encerra às 17 horas, quando será iniciada a apuração.

Sem ter candidato ao governo e ao Senado, e isolado pelo governador Renato Casagrande (PSB) do protagonismo nas articulações políticas deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) concentra os esforços para confirmar a liderança do ex-presidente Lula também no Espírito Santo, reconhecidamente bolsonarista, como indicam as pesquisas, com chances de ganhar no primeiro turno. As ações buscam, além desse objetivo, garantir a vitória de candidatos da legenda à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa.

Neste sábado (1º), o PT realiza a “Caminhada Time do Lula 13 – Lulaço”, que começa com a concentração na Praça do Papa, às 15 horas. Segundo Perly Cipriano, petista histórico e candidato a deputado federal, “o partido terá inúmeras atividades de “Lulaços” em vários municípios. “Sabemos das dificuldades para Lula ter a presença nos estados, mas a militância saberá entender esta situação”, afirmou.

Neste mês, Perly inaugurou o Centro Cultural Triplex Vermelho, que funciona em um prédio histórico no Centro de Vitória, restaurado por sua iniciativa, que se tornou ponto de referência para encontros políticos e culturais, com forte participação dos movimentos sociais. É com essa base que ele desenvolve sua campanha. Os comitês populares do PT convocam a militância para  acompanhar a apuração dos votos com transmissão a partir do Triplex, programando uma grande manifestação caso Lula seja eleito. 

Líder nas pesquisas, podendo ser reeleito no primeiro turno, o governador Renato Casagrande (PSB) ainda organizava a agenda na tarde desta sexta-feira (30). No entanto, deve permanecer na Grande Vitória, mantendo encontro com correligionários. Ele visitou o município de Castelo, onde nasceu, e fez contatos com lideranças políticas e comunitárias na Serra. No domingo, vota na unidade 2 do colégio São Domingos, em Bento Ferreira.

Já o candidato ao governo Carlos Manato (PL), atuante no campo da direita bolsonarista e segundo lugar nas pesquisas, mas bem abaixo de Casagrande, inicia o sábado com uma motociata e carreata, a parti das 7h30, no antigo hotel Canto do Sol, em Jardim Camburi, seguindo em direção à rodovia Darly Santos, em Vila Velha, onde haverá uma concentração. Ao meio-dia, haverá nova concentração, na Prainha, também em Vila Velha. À noite, o candidato mantém encontro com religiosos, em Vitória.

No domingo, Manato participa de reunião em igreja evangélica, das 8 às 9h30, depois vota no colégio Darwin Mata da Mata da Praia, se encontra com a equipe de campanha, e acompanhará a apuração junto a alguns convidados em sua residência.

Guerino Zanon (PSD), neste sábado, visita uma feira livre, bem cedo, em Sooretama, norte do Estado, e depois concentra as atividades em Linhares, seu reduto eleitoral, onde percorre as ruas da cidade, o comércio do Centro, e depois encerra a campanha com uma grande carreata. No domingo, vota na faculdade Faceli, no município.

Já o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) cumpre agenda na Grande Vitória e, no domingo, vota às 9 horas, na escola Hélio Ferraz. O candidato da extrema esquerda, do Capitão Sousa (PSTU) faz panfletagem no Centro e no bairro Gilson Carone, em Cachoeiro de Itapemirim, na região sul. Ele vota na cidade, na escola Carolina Passos Gaigher, às 10 horas.

Votação

Para facilitar o acesso aos locais de votação neste domingo, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado (Ceturb-ES) decidiu colocar 20 ônibus extras. Das 7 às 19 horas, os veículos trafegarão entre os terminais de Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Jardim América, Itacibá, Campo Grande, São Torquato, Ibes, Itaparica e Vila Velha.

Já o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) reforça que o horário de votação em todo o Estado será das 8h às 17 horas, no domingo. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17 horas terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário do pleito.

O TRE-ES reforça essa orientação por conta da unificação do horário de votação em todo o país, que tem promovido alguma desorientação no eleitorado. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

-Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Mais Lidas