sábado, junho 14, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, junho 14, 2025
sábado, junho 14, 2025

Leia Também:

Manobra com pesquisas para definir eleição no início falhou

As duas últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope e pela Brand/Século Diário sobre a corrida ao governo do Estado apresentaram resultados semelhantes. Nas duas pesquisas o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) aparece com uma vantagem entre 10 e 12 pontos em relação ao governador Renato Casagrande (PSB). Um cenário bem diferente do quadro apresentado em julho e agosto pelas pesquisas feitas pelo Futura. 
 
Em julho, o cenário apresentado pelo Futura mostrava um cenário de definição, isso a três meses da eleição. No levantamento, Hartung aprecia com 47,9% contra 26,8% de Renato Casagrande. O número de indecisos era de 13,3%, um índice muito baixo para o período, índice de reta final de campanha. Esse cenário de otimismo dava a impressão de que Hartung venceria com folga a eleição no primeiro turno.
 
Em agosto, a pesquisa apontou um cenário ainda mais consolidado em favor de Hartung. Foram 49,8% de Hartung contra 31,9% de Casagrande. O número de indecisos era de 9,4%, um índice típico da última semana de campanha. 
 
No final de agosto, o Ibope mostrou um cenário menos definido, com o candidato pelo PMDB com 44% das menções. Já Casagrande apareceu com 30% das menções e o número de indecisos era de 10%. A pesquisa Brand/Século Diário mostrou no final de julho, um cenário parecido ao que o Ibope apresentaria em agosto e apontou o candidato do PMDB com 41,6% das intenções de votos contra 29,7% do socialista. O índice de indecisos foi de 16,1%.
 
Na segunda pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada nesse fim de semana no jornal A Gazeta, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) continua liderando a disputa com 42% das intenções de votos. Casagrande, mantém o segundo lugar com 29% das menções, já o número de indecisos subiu de 10% para 15% em relação à pesquisa Ibope de agosto.
 
Já na segunda pesquisa Band/Século Diário, o ex-governador aparece com 42,6%  e Casagrande com 30,1% . O número de indecisos é de 14,3%. Os institutos utilizam margens de erro diferentes e o universo pesquisado também não é o mesmo. De qualquer maneira, o cenário apresentado pelo Futura no início do processo eleitoral não correspondia à real disputa entre os principais candidatos ao governo. 
 
Em uma comparação entre os números, a queda de Hartung não seria neste caso de dois pontos, como apontou o Ibope e sim de sete pontos se comparada à última pesquisa do Futura. Essa movimentação com os números já é conhecida dos meios políticos e em outros pleitos já funcionou em favor do peemedebista ou de seus aliados. 
 
Os números artificiais serviriam para desestimular os adversários e limpar o campo, ao mesmo tempo em que confundem e influenciam as demais pesquisas. Já que o eleitor tende a se definir em favor do candidato que tem melhor desempenho na disputa eleitoral. 
 
Para os observadores, Hartung vem trabalhando para tentar furar o teto de 40% dos votos que ele agrega e tentar vencer no primeiro turno. Já Casagrande pressiona para se aproximar de seu adversário e levar a disputa para o segundo turno. Com o índice de indecisos ainda capaz de afetar o jogo para os dois lados, não é possível falar em definição neste momento da campanha, as pesquisas sérias, pelo menos, mostram isso.

Mais Lidas