quarta-feira, abril 15, 2026
18.5 C
Vitória
quarta-feira, abril 15, 2026
quarta-feira, abril 15, 2026

Leia Também:

Metade da bancada capixaba pode ser renovada em 2017

Dos 10 deputados federais eleitos em outubro passado, nada menos do que sete saíram das urnas cotados para disputas municipais. Dois meses depois esse número já caiu, mesmo assim, há uma chance de quase metade da bancada vir a ser renovada em 2017, se os deputados lograrem êxito nas disputas pelas prefeituras. 
 
Mas os suplentes devem ficar atentos, porque cotados não significam favoritos. Uns terão a vida mais fácil, outros vão ter de brigar pela eleição. É o caso do deputado federal mais bem votado em outubro, Sérgio Vidigal (PDT), que terá novamente uma disputa polarizada em seu principal reduto, a Serra, contra o atual prefeito Audifax Barcelos (PSB). Disputa que tem resultado imprevisível até aqui. 
 
Situação bem diferente de Helder Salomão (PT), que esse sim é favorito na disputa no município de Cariacica, contra o atual prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS). Vidigal e Helder são da mesma coligação e suas eleições levariam à Câmara a deputada federal Iriny Lopes e o novato Professor Léo, ambos do PT. 
 
Quinto mais votado do Estado, Vandinho Leite (PSB) ficou de fora da bancada e poderia ter a oportunidade em 2017, se o titular da cadeira Paulo Foletto (PSB) assumir candidatura e ganhar a eleição em Colatina. Mas nos meios políticos locais, o comentário é de que haveria um acordo firmado antes da eleição deste ano com o peemedebista Marcelino Fraga. Em troca do apoio à sua candidatura de deputado federal e do deputado Josias Da Vitória (PDT) à Assembleia, os dois apoiariam a candidatura de Fraga a prefeito em 2016.

Jorge Silva (Pros) é outro favorito que não terá dificuldade em vencer o pleito de 2016, em São Mateus, norte do Estado. Com o prefeito Amadeu Boroto (PSB) chegando ao fim do segundo mandato, o campo fica livre para a disputa de Jorge Silva. 

 
A primeira suplente neste caso é Norma Ayub (DEM), mas a acomodação é para que ela assuma já uma cadeira na bancada. Na mesma coligação, o deputado federal com quatro mandatos, Carlos Manato (SD), é cotado e com chances para a disputa em Alegre, no sul do Estado. Bom para o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que é suplente na vaga também. 
 
A grande dúvida entre os 10 deputados-candidatos é Max Filho (PSDB). Ele é um dos nomes colocados para a disputa em Vila Velha. Saiu da disputa deste ano muito bem em Vila Velha, em um momento em que o prefeito Rodney Miranda (DEM) está desgastado. 
 
Mas há neste cenário outro nome com peso para eleição, o candidato derrotado ao Senado, Neucimar Fraga (PV). Forças ligadas ao governador eleito Paulo Hartung estariam trabalhando para tirar Max Filho da disputa de 2016, e o cenário ainda é de incerteza sobre a posição do tucano. A eleição dele abriria mais uma vaga nesta coligação, acomodando Guerino Balestrassi (PSDB).

Mais Lidas