terça-feira, março 18, 2025
22.9 C
Vitória
terça-feira, março 18, 2025
terça-feira, março 18, 2025

Leia Também:

Ministro das Cidades discute situação de convênios com governo do Estado

O novo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), se reuniu nesta sexta-feira (9) com o governador Paulo Hartung e uma comitiva capixaba para apresentar o plano de trabalho da pasta no Espírito Santo. Durante o encontro realizado no Palácio Anchieta, foi discutida a situação dos convênios entre governo Federal e estadual. O Ministério das Cidades é responsável pela execução de programas nas áreas de saneamento, habitação e de mobilidade urbano.

Foi o sétimo encontro do novo governador com ministros apenas esta semana. Na quarta-feira (7), Hartung cumpriu uma extensa agenda de compromissos em Brasília. De acordo com assessoria do governo, as autoridades discutiram o andamento dos projetos nas áreas de saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. Participaram do encontro: secretários de Estado, prefeitos, deputados estaduais e federais, além dos senadores Ricardo Ferraço e da senadora eleita Rose de Freitas (ambos do PMDB), que têm participado de quase todas as agendas dos novos governadores.

Governador visita primeira secretaria

Na manhã desta sexta-feira, o governador Paulo Hartung fez uma visita técnica na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Na ocasião, o peemedebista deu posse ao novo secretário da pasta, Rodrigo Júdice, que foi o ex-procurador-geral do Estado na gestão Casagrande. Nos meios políticos, a escolha foi vista como uma forma de garantir celeridade e segurança jurídica aos novos empreendimentos industriais, prioridade do governo Hartung.

Essa expectativa transparece nas declarações do próprio governador, que confirmou a importância do que chamou de “belo alicerce jurídico” com o respaldo de técnicos da área. “Escolhemos um secretário com perfil técnico para ocupar uma área de destacável importância para o governo e, consequentemente, para o desenvolvimento do Estado. A importância da questão jurídica nas ações e relações com o meio ambiente foram fundamentais para escolha”, afirmou Hartung.

Já o secretário destacou que assume o sistema estadual de Meio Ambiente com objetivo de integrar e dar mais celeridade aos serviços prestados pelo setor. “Precisamos adaptar nossa legislação e sistemas de controle, pois a sociedade demanda uma atualização e atuação constante. Dentro dos parâmetros da legislação, atuaremos com bastante empenho para avançar na qualidade dos serviços”, disse Júdice.

Mais Lidas