segunda-feira, julho 14, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, julho 14, 2025
segunda-feira, julho 14, 2025

Leia Também:

Morre ex-deputado estadual Arabelo do Rosário

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) decretou, nesta terça-feira (10), luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado estadual Arabelo do Rosário, aos 95 anos. Natural de Vitória, o ex-parlamentar exerceu mandato entre 1979 e 1982, quando renunciou para assumir vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Espírito Santo. 
 
Nascido em 1919, Rosário era educador, esportista, administrador e político. Destacou-se nas atividades de inspetor no Colégio Estadual, foi diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, trabalhou na Escola Técnica Federal e Escola Técnica de Comércio “Domingos Martins”. Foi Arabelo do Rosário quem implementou o ensino municipal em Vitória durante o governo de Elcio Alvares (1975-1979). Na época, ele ocupava o cargo de secretário estadual de Educação e Cultura.
 
Foi presidente do Clube Náutico Brasil durante quatro anos e também do Rio Branco Futebol Clube por dois anos. Com forte atuação na área social, Arabelo foi membro fundador da Comissão Estadual de Amparo ao Menor, membro da Comissão Estadual do Instituto Bem Estar do Menor, presidiu a Fundação Cidade do Garoto da Serra e foi vice-presidente do Lar da Menina. Presidiu a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Espírito Santo (Afpes) durante 12 anos.
 
Como político, exerceu a vereança em Vitória por dois mandatos e foi deputado estadual por um mandato. Foi eleito 1º vice-presidente da Ales e, mais tarde, presidiu a Comissão de Educação. Em outubro de 1982 renunciou ao mandato para assumir o cargo de conselheiro do TCE. Em 2013, Arabelo do Rosário foi homenageado na Assembleia com a Comenda Chico Prego.

Mais Lidas