terça-feira, abril 21, 2026
23.6 C
Vitória
terça-feira, abril 21, 2026
terça-feira, abril 21, 2026

Leia Também:

Nem Paulo Hartung, nem Renato Casagrande. Juninho diz que está neutro

No dia 23 de julho, ou seja, há duas semanas, o prefeito de Cariacica Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), recebeu o candidato à reeleição, o governador Renato Casagrande (PSB), no município. O lançamento da campanha do socialista em Cariacica teve todos os ingredientes clássicos deste tipo de evento. Discursos inflamados, aliados jogando os braços entrelaçados para o alto fazendo menção à vitória e muita troca de elogios entre apoiados e apoiadores. 
 
 
O discurso de Juninho não foi diferente. No vídeo acima, que dura oito minutos, o prefeito exaltou a candidatura de Casagrande do primeiro ao último segundo. A última frase resume bem a saraivada de elogios: “A população vai entender que hoje o melhor nome para governo do Estado é Casagrande”, cravou.
 
Quem assiste ao vídeo percebe que Juninho não faz um discurso como quem está sob a mira de um 38. Nada disso. O discurso é espontâneo e emotivo. Passa, inclusive, emoção e verdade. O texto não é lido. É improvisado do começo ao fim, o que dá mais veracidade à mensagem. Não resta dúvida: o candidato de Juninho é Casagrande.
 
Duas semanas depois de “lançar” Casagrande, porém, o prefeito causa um bafafá danado na imprensa ao assumir publicamente que aceitou conversar com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), principal adversário de Casagrande na disputa ao Palácio Anchieta
 
A sinalização positiva de que estava disposto a conversar com Hartung causou um mal-estar no palanque do socialista e no PPS, partido comandado pelo prefeito de Vitória Luciano Rezende, um dos principais apoiadores da campanha de Casagrande. 
 
Juninho confirmou que manterá as portas abertas para Hartung e outros candidatos que estiverem dispostos a conversar. “Não posso me recusar a ouvir as propostas dos candidatos. Hartung ainda não havia me procurado para falar sobre eleições. Conversei com Hartung, mas isso não quer dizer que estou indo para o palanque dele”, esclareceu. 
 
Ele reafirmou que não tem exclusividade com ninguém. Disse que, neste momento, o “prefeito de Cariacica” não está nem no palanque de Casagrande, nem no de Hartung. “Estou neutro”, garantiu. 
 
Mas o que teria mudado do dia 23 para cá? Afinal, o discurso de apoio à candidatura de Casagrande não tinha nada de neutro. Juninho disse que no dia 23 discursou como militante do PPS. “O PPS está com o PSB. Jamais negaria apoio à candidatura de Casagrande em Cariacica na condição de militante do PPS. Sou partidário”, frisou. 
 
Mas é o vídeo? Ele esclareceu, porém, que como prefeito de Cariacica, neste momento, a neutralidade é a melhor posição para o município. “Não posso fechar a porta de Cariacica. Vou manter o diálogo aberto. Conversei recentemente com Luiz Paulo [candidato a deputado federal pelo PSDB] e com João Coser [candidato ao Senado pelo PT]. Isso mostra que estou aberto para conversar com todos”, exemplificou. 
 
O prefeito admitiu que para o Senado, o “prefeito de Cariacica” também não tem candidato, por enquanto. Embora no vídeo ele tenha repetido o número do candidato do palanque socialista ao Senado, Neucimar Fraga (PV). Mas, segundo suas explicações, essa também foi uma declaração de militante do PPS. 
 
Juninho disse que não vai aceitar que sua posição de neutralidade seja questionada por ninguém. Ele afirmou que na disputa à Prefeitura de Cariacica, em 2012, o governador Casagrande não apoiou sua candidatura. “Respeitei o governador, que adotou uma posição institucional de se manter neutro”, recordou, ressaltando que não há revanchismo nessa posição. 
 
O prefeito acrescentou que a disputa deste ano entre Hartung e Casagrande é dura, mas que ele não tem nada a ver com isso. “A eleição é de quem está disputando. Quando eu estava disputando, fiz a guerra sozinho. Sem apoio. Qualquer exigência que venham me fazer agora sobre posicionamento, vou jogar isso na cara [o fato de ter disputado a eleição sozinho]. Não vou aceitar que ninguém venha para cima de mim para dizer o que eu tenho que fazer”, avisou. 
 
O prefeito repete que a posição de neutralidade é a melhor estratégia para Cariacica, neste momento. Perguntado se a população cariaciquense vai entender sua posição, o prefeito, primeiro, tergiversa. “E se o eleitor de Cariacica perguntasse qual é o candidato do prefeito para governador?”, insiste o repórter. “O prefeito, neste momento, não tem candidato”, responde Juninho.

Mais Lidas