A TV Guarapari sabatinou na noite dessa quinta-feira (5) o candidato ao Senado Neucimar Fraga (PV). O ex-prefeito de Vila Velha foi entrevistado por Rogério Medeiros (Século Diário) e Gabriela Santana (Folha da Cidade). A mediação foi do jornalista Ricardo Conde.
Pegando carona nas declarações que o candidato deu à imprensa essa semana, quando criticou os “palanques clandestinos” dos seus adversários ao Senado, Rogério Medeiros pediu que Neucimar desse os nomes aos bois.
O candidato hesitou, mas acabou confirmando que se referira ao “palanque clandestino” do candidato do PT, João Coser. A insinuação de Neucimar, e de parte da mídia, acusa Coser de estar dando e recebendo apoio “clandestino” do candidato do PMDB ao governo, Paulo Hartung.
O candidato do PV fez questão afirmar que está em perfeita harmonia com o candidato ao governo Renato Casagrande (PSB). Neucimar quis mostrar ao eleitorado que seu palanque é coerente e assume as alianças que faz.
Ele também fez críticas ao palanque da candidata Rose de Freitas (PMDB), que não pode contar com o apoio de Hartung. Para valorizar sua candidatura, Neucimar disse que os candidatos do PMDB e PT ao Senado não seriam boas escolhas caso Marina Silva (PSB) confirme seu favoritismo e vença as eleições. O candidato do PV afirmou que o PMDB no Senado tentará chantagear Marina, e o PT faria o papel de oposição à nova presidente do PSB.
Em outra pergunta, Rogério Medeiros quis saber se Neucimar se transferiu para o PV por conveniência política ou se era “verde” de verdade, já que sofreu críticas na área ambiental durante sua gestão à frente da Prefeitura de Vila Velha.
O ex-prefeito exaltou seu compromisso com as causas ambientais, lembrando que fez importantes realizações na área em Vila Velha. Disse que criou o primeiro Código Ambiental do município. “Dependíamos do Iema [Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo] para tudo. Não tínhamos instrumentos para punir os ataques ao meio ambiente”. Ele acrescentou ainda que o Conselho Municipal de Meio Ambiente e os conselhos gestores de áreas de preservação ambiental também foram criados na sua gestão.
Na pergunta dos candidatos, a questão sorteada veio do petista João Coser. O ex-prefeito de Vitória, depois de exaltar as intervenções feitas por ele na Capital para combater as enchentes, quis saber o que Neucimar fez para enfrentar o problema quando esteve à frente da Prefeitura de Vila Velha.
Antes de responder, Neucimar fez questão de pontuar que Coser não sanou completamente o problema das inundações em Vitória. Ele lembrou que a cidade sofreu com as chuvas no final do ano passado.
Neucimar comparou as condições de Vitória e Vila Velha. Disse que a Capital tem um bilhão de reais a mais de orçamento; tem 100 mil habitantes a menos; além da área da Capital ser um terço menor que a de Vila Velha. “Se tivesse um bilhão a mais no orçamento, resolveria o problema de Vila Velha”.
Após apresentar dados pluviométricos, o candidato do PV admitiu que o problema das enchentes de Vila Velha pode ser amenizado, mas não será solucionado em definitivo por causa das peculiaridades do município. “Vila Velha suporta até 60 milímetros de água por metro quadrado. Se a maré estiver baixa, tudo bem”.
Ele alertou, porém, que se a maré estiver alta, as cabeceiras dos rios que cortam o município, cheias, somando-se o fato de Vila Velha estar praticamente abaixo do nível do mar, a situação pode se complicar.
Neucimar acrescentou ainda que a cidade precisa de um bom sistema de bombeamento para drenar com rapidez a água que fica represada em alguns bairros durante vários dias após o término das chuvas. “Tudo isso melhora. Acabar definitivamente com os alagamentos, não vamos”, admitiu.
TV Guarapari-Século Diário
Século Diário participa da série de entrevistas a convite da TV Guarapari. Os repórteres do jornal, sempre em conjunto com um jornalista local, estão sabatinando os candidatos a governador e senador nesta série de entrevistas (veja agenda abaixo).
Entre os candidatos ao governo, já foram entrevistados Roberto Carlos (PT) e Mauro Ribeiro (PCB). Paulo Hartung (PMDB), que seria o entrevistado no último dia 1, não confirmou presença e não deu qualquer explicação sobre sua ausência. Na corrida ao Senado Federal, passaram pela sabatina a candidata do PMDB Rose de Freitas, Raphael Furtado do PSTU, além de Neucimar Fraga (PV), entrevistado nessa quinta (4). Na próxima segunda-feira (8), o candidato entrevistado é Renato Casagrande (PSB).
Confira a programação da série de entrevistas
Candidatos ao governo
08/09 – Renato Casagrande (PSB)
15/09 – Camila Valadão (PSOL)
Candidatos ao Senado
11|09 – João Coser (PT)
18|09 – André Moreira (PSOL)