Com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) tentando puxar o debate eleitoral para a educação, a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, pelo Ministério da Educação (MEC), nessa sexta-feira (5), pode ter efeito no debate eleitoral.
O governador Renato Casagrande não perdeu tempo e lançou no dia seguinte, sábado (6), uma página pessoal no Facebook, comemorando o índice, que aponta o Estado como o 10º do ranking, e aproveitou para alfinetar o antecessor.
“Hoje é um dia especial: nosso governo conseguiu ficar entre os 10 estados que possuem a melhor qualidade da educação no pais, segundo o Ideb/Inep. Isso acontece pela primeira vez na história. Enquanto o governo passado mantinha salas de aulas em currais, o nosso governo eleva a educação para patamares de orgulho para todos capixabas”, disse na página.
A movimentação de Casagrande parece uma tentativa de esvaziar o discurso de Hartung, que apresenta a educação como bandeira prioritária de sua campanha. O governador vem chamando seu antecessor para o debate de comparação e faz indiretas em relação à conduta ética de Hartung à frente do governo do Estado.
O peemedebista, porém, prefere um discurso mais abstrato. Adotou no início da campanha uma construção no caminho da estagnação do Estado, mas os dados recentes mostram que o PIB do Espírito Santo cresceu acima da média nacional.
Os dados da educação também favorecem muita discussão. Embora o desempenho de 2013 seja favorável, o Estado ficou abaixo das metas para o ensino médio e nas series finais do ensino fundamental. Hartung, porém, preferiu não entrar nesta discussão, pelo menos nas redes sociais.