O Instituto Brand e o jornal Século Diário divulgam nesta quinta-feira (31) a primeira pesquisa eleitoral da parceria. O levantamento ouviu 1.049 eleitores no Estado entre os dias 23 e 25 de julho. A pesquisa monitorou as intenções de voto para governador, senador e presidente da República.
A pesquisa que vai ao ar nesta quinta é a primeira de uma série que o jornal vai fazer em parceria com o instituto nas eleições deste ano. Segundo Rogério Medeiros, diretor-responsável de Século Diário, a escolha do Brand foi muito criteriosa. “Buscávamos no mercado um instituto sério, e vislumbramos no Brand uma próspera parceria. Estamos observando de perto o trabalho do instituto nas últimas eleições, e o resultado nos agradou”, afirma Medeiros.
Nascido em Colatina, o Brand Pesquisas está no mercado desde 2006. Nos anos seguintes, passou a se especializar no monitoramento de cenários eleitorais, sobretudo na região noroeste do Estado. De lá pra cá, o instituto já fez mais de 140 pesquisas. “Nos orgulhamos de nunca ter tido problema com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)”, destaca o diretor do Instituto, Lucas Margotto.
Nessa trajetória, o instituto fez pesquisas em 21 municípios capixabas nas eleições de 2008; nas eleições 2012, outras 18 cidades foram pesquisadas. Na ocasião, pelo menos 11 pesquisas foram publicadas em periódicos regionais.
Nas eleições de 2012, o instituto ganhou destaque ao planejar e coordenar a estratégia que elegeu o então candidato Nozinho Correa (PDT) prefeito de Linhares, contrariando as apostas do mercado político estadual. “Naquela oportunidade, o Brand aplicou 30 pesquisas de cenário eleitoral no território linharense, monitoramento tão fundamental, por sua frequência e precisão, que virou peça-chave na tomada de decisões e acertos da campanha exitosa”, conta.
Este ano, Margotto transferiu a sede da empresa para Vitória. Ele afirma que o instituto está vivendo uma nova fase de maturação das experiências acumulada ao longo desses oito anos. “Queremos consolidar o Brand como um dos mais acreditados institutos de pesquisa do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que oferecemos mais uma fonte de informação confiável para a opinião pública capixaba”, assinala Margotto.
O instituto Brand, além de Século Diário, publicará as pesquisas em parceria com o jornal ESHoje.