Sábado, 27 Abril 2024

Peso de republicanos dificulta acomodação proporcional para disputa de 2014

Peso de republicanos dificulta acomodação proporcional para disputa de 2014

Desde que a possibilidade de o senador Magno Malta (PR) disputar o governo do Estado no próximo ano ganhou fôlego nos meios políticos, as lideranças do partido com interesse no processo eleitoral passaram a anunciar suas saídas do PR. Mas até agora, só o vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, e o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga deixaram a sigla por conta própria.



Em um primeiro momento, a permanência dos republicanos foi vista como uma tentativa de manter na mídia a reclamação dos aliados para desgastar a imagem do senador. Mas, para alguns observadores, a discussão teria também outro motivo.



Os nomes cogitados para a disputa do próximo ano têm um peso relativamente grande, alguns devendo isso ao próprio Malta, e por isso mesmo podem pesar as chapas. Assim, as portas dos partidos não estão escancaradas para esses quadros.



A justificativa de que temem processos de infidelidade caso deixem o partido não vem convencendo os meios políticos, já que o senador garantiu que os insatisfeitos estão livres para trocar de sigla. A impressão é que a escolha do lugar certo para a disputa é que está pesando para a migração.



O cenário eleitoral de 2014 ainda está muito indefinido, por isso, uma escolha errada agora poderá trazer prejuízos quando o processo eleitoral tiver começado. Um exemplo foi a movimentação de Neucimar Fraga. Ele havia sinalizado uma ida para o PV, mas as incertezas sobre o caminho a ser seguido pelo partido fez com que o ex-prefeito recuasse. Agora a tendência é que ele ingresse no PSB, do governador Renato Casagrande, uma aposta mais certa, diante de tanta inconsistência do cenário futuro.





 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/