quarta-feira, junho 18, 2025
18.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 18, 2025
quarta-feira, junho 18, 2025

Leia Também:

Políticos de olho no voto dos jovens para influenciar família

Não é por acaso que alguns candidatos têm tentado se aproximar dos jovens, em uma eleição bastante acirrada, a conquista do eleitorado que vota pela primeira vez pode ajudar a decidir a eleição. No Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) cadastrou 46.675 com idades de 16 a 18 anos. 
 
Considerando que há no Estado 2.653.440 cidadãos aptos a votar, esses eleitores representam 1,76% do total do eleitorado. Os jovens de 16  a 18 anos, assim como os idosos com mais de 70 anos, não têm a obrigatoriedade do voto.
 
Apesar de parecer pouco representativo, essa parcela de jovens, inferior a 2% do eleitorado, que votarão pela primeira vez, têm uma importância multiplicadora. Desde a ascensão da classe média no Estado, os pais que tiveram pouca instrução e chegaram à classe C, são influenciados pelos filhos que têm uma permanência maior no ensino, sobretudo com a chegada ao ensino superior. 
 
Para atrair os jovens eleitores, o TRE-ES promove a campanha “Vem pra Urna”. O objetivo é reforçar o direito à cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), a Justiça Eleitoral vai até as escolas públicas do Espírito Santo para ministrar palestras e distribuir materiais para lembrar a importância da participação dos jovens no processo leitoral.
 
No Estado a campanha começou em 2012 para atrair os eleitores mais jovens, pois foi identificada uma queda de eleitores nesta faixa etária. Eles têm um grande desencanto com a política. Porém, a mudança social tão almejada só se consegue na democracia através da participação política.

Mais Lidas