sábado, novembro 9, 2024
21.6 C
Vitória
sábado, novembro 9, 2024
sábado, novembro 9, 2024

Leia Também:

Prefeito eleito de Itapemirim anuncia cinco novos secretários

Suely Lima, ex-secretária e esposa de vereador, foi a mais recente indicada por Geninho

Geninho (PDT), prefeito eleito de Itapemirim, no litoral sul do Estado, já divulgou os nomes de cinco dos secretários que vão fazer parte de sua gestão. Nos últimos dias, foram anunciados Luciano Henriques (Agricultura), Ciel Mota (Pesca), Geruza Farias (Educação) e Oziel da Cunha Pereira (Regional Itaóca/Itaipava). Nesta sexta-feira (25), foi a vez de Suely Lima ser indicada oficialmente como a próxima secretária de Assistência Social.

Com 49 anos, Suely Lima é assistente social e funcionária pública de Marataízes, município vizinho a Itapemirim. Ela foi secretária municipal de Assistência Social em 2022, quando o seu marido, o vereador Zé Lima (PSD), assumiu a prefeitura interinamente, após a cassação do então prefeito, Thiago Peçanha (PSB).

Nas eleições deste ano, Suely se registrou, primeiro, como candidata a vereadora, e depois na eleição majoritária como vice do candidato a prefeito impugnado Thiago Peçanha, mas renunciou nos dois casos antes do pleito eleitoral. Zé Lima não concorreu por ter sido condenado por abuso de poder econômico, ficando inelegível por oito anos.

A escolha de Suely sugere uma aproximação de Geninho com o grupo de Thiago Peçanha. Durante as eleições, após a impugnação do ex-prefeito, boa parte de seus aliados passou a apoiar o atual prefeito, Dr. Antônio (União), em sua tentativa de reeleição.

Para secretário municipal de Pesca, Geninho indicou o seu próprio vice, Ciel Mota (MDB), pescador há 40 anos, sem experiência anterior em cargos públicos. Durante a pré-campanha, o prefeito eleito afirmou que sua candidatura surgiu de uma articulação com o setor pesqueiro local.

O secretário de Agricultura será Luciano Henriques, que já ocupou a pasta anteriormente. Oriundo da localidade rural de Brejo Grande, Luciano é irmão do vereador Lenildo Henriques, que se reelegeu pelo mesmo partido do prefeito.

A Secretaria Regional Itaóca/Itaipava, por sua vez, será comandada por Oziel da Cunha Pereira, mais conhecido como “Cueca”. Comerciante, ele atuou anteriormente na mesma pasta que ocupará, e também nas secretarias municipais de Serviços Públicos; Elétrica; e Interior. Oziel se registrou como candidato a vereador este ano pelo União Brasil, mas renunciou antes da votação.

Por fim, a professora Geruza Farias Hipólito Roza é a futura secretária de Educação de Itapemirim. Servidora pública, ela foi diretora de duas escolas municipais e, atualmente, é coordenadora municipal do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Geninho venceu as eleições de outubro deste ano em Itapemirim com 46,36% dos votos, contra 34,43% de Dr. Antônio (União); 9,14% de Vinicius Viana (PL); 4,97% de Paulinho da Graúna (Republicanos); 4,31% de João Bechara (PSDB), seu primo; 0,43% de Claudinha (Psol); e 0,33% de Dr. Thiago Peçanha (PSB), que concorreu sub judice.

Mais Lidas