Um ano depois de ter seu recurso negado na Justiça, em abril de 2017, o ex-vereador de Vila Velha, Almir Neres, foi preso na manhã desta quarta-feira (11), em cumprimento a um mandado de prisão que estava em aberto desde o último dia 24 de fevereiro, sob a acusação de prática de extorsão (rachid) e peculato.
Neres, que era filiado ao PDT, já havia sido condenado em primeira instância em setembro de 2014, mas a decisão determinava que a prisão só seria cumprida quando o processo transitasse em julgado, entendimento modificado após entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ele recorria ao processo em liberdade, mas o Tribunal de Justiça (TJES) determinou a execução da pena. Ele foi detido em seu sítio, na região de Sossego, em Guarapari.
O ex-vereador, segundo o processo judicial, contratou uma funcionária fantasma em seu gabinete e ficava com parte do salário dela, entre os anos de 2009 e 2012. No processo há imagens dele usando o cartão bancário da suposta funcionária.
Neres era filiado ao PSD e depois passou para o PDT, gerando um conflito interno no partido. Na ocasião, a filiação de Almir sem ou consentimento do diretório provocou um racha interno e pedido de impugnação, inclusive com denúncia à executiva estadual do partido.

