Segunda, 29 Abril 2024

Reunião da Federação Psol e Rede deixa de abordar pontos divergentes

ane_lais_redes Redes Sociais

Em Vitória, o nome para a eleição majoritária da Federação Psol/Rede Sustentabilidade é, sem dúvida, o da deputada estadual Camila Valadão; no município da Serra, enquanto o Psol ainda não definiu a quem apoiar, já que não terá candidato, a Rede anunciou que seguirá com o prefeito Sergio Vidigal (PDT), que transferiu desta quinta-feira (22) para março a decisão sobre sua reeleição.

Esses temas foram tratados na primeira reunião da federação realizada nessa quarta-feira (21), na Câmara de Vitória, para acertar pontos visando às eleições de outubro deste ano, mas que deixou de abordar pontos divergentes apontados entre militantes do Psol. A principal crítica está relacionada à forma como a Rede conduz o processo, abrindo espaço para o campo de atuação de partidos da direita.

Formalizada em dezembro de 2022, a federação entre os dois partidos representou, desde o início, um incômodo para a base do Psol. A restruturação realizada em 2023 colocou na direção, atuando em conjunto com a presidente (porta-voz) Laís Garcia, Macaciel Breda, "braço do governador Renato Casagrande, do PSB", como afirma um militante, apontando divergências nas movimentações.

Para as dirigentes do partido no Estado, Ane Halana (Psol) e Laís Gouveia (Rede), no entanto, as articulações ocorrem sem problemas. "Estamos na fase em que ambos partidos apresentam os municípios de interesse e comparando para verificar se existe alguma divergência, mas nesse momento, a nossa preocupação é mais com a burocracia, já que é a primeira eleição municipal com a federação", afirma Ane Halana.

Ela acrescenta que "a pré-candidatura da Camila está mais do que confirmada e é importante para ambos os partidos. A reunião trouxe temas já debatidos, com atualizações. Mas sem muita concretude. A exemplo de São Mateus [norte do Estado], que eles expuseram que pretendem lançar candidatura majoritária, e nós não".

Laís Garcia, da Rede, ressalta que "em relação às eleições, conduzimos um levantamento preliminar que revelou nosso interesse em participar das disputas em aproximadamente 42 municípios, com ênfase nas candidaturas tanto para vereadores quanto para cargos majoritários. Destacamos, especialmente, as pré-candidaturas de Camila Valadão para a Prefeitura de Vitória e Ferreira Junior para São Mateus".

A dirigente partidária enfatiza ainda "a importância dos diálogos e debates entre os partidos do campo político democrático, todos engajados na busca por uma nação socialmente mais justa, economicamente próspera e ambientalmente sustentável. Destacamos a necessidade de diálogo, tanto de forma independente quanto em colaboração com os órgãos vivos de nossa sociedade".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/