O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) realiza nesta sexta-feira (12), às 16 horas, a reunião de instalação da Comissão de Votação Paralela, para acompanhar o funcionamento das urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo dia 5 de outubro, dia da eleição geral.
A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas, para comprovar o funcionamento correto dos seus programas sob condições normais de uso. Com a votação paralela, qualquer pessoa pode aferir o correto funcionamento da urna eletrônica. Basta anotar os votos que são digitados e comparar o resultado apresentado pela urna com o resultado esperado.
A aferição foi instituída pela Resolução TRE/ES nº 987/2014, publicada no Diário da Justiça Eleitoral do último dia 22 de agosto, em conformidade com a Resolução TSE nº 23.397/2013.
O Tribunal convoca para acompanhar o processo os representantes dos partidos políticos e respectivas coligações partidárias, entidades representativas da sociedade e o público em geral. O processo acontece na sede do TRE, na Praia do Suá, em Vitória, e será filmado para evitar fraudes.