Domingo, 14 Julho 2024

TSE proíbe divulgação de operações da PF que possam interferir nas eleições

tribunal_superior_eleitoral_marcello_casal_jr_agencia_brasil Marcello Casal Jr/ABr
Marcello Casal Jr/ABr
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a divulgação de operações das polícias Federal e Rodoviária Federal (PF e PRF) que contenham imagens e entrevistas que possam influenciar o pleito eleitoral neste domingo (30). A decisão foi publicada no início da manhã, logo após o início da votação para o segundo turno. 

Em nota, o TSE explica que a decisão "não abrange o sistema Cortéx de dados de segurança, utilizado pela instituição, nem mesmo aqueles monitorados a partir do Centro Integrado de Comando e Controle". Ou seja, explicou a Corte, "o TSE não restringiu nenhuma ação da PF, mas tão somente as divulgações de operações específicas com imagens e entrevistas que possam influenciar no pleito eleitoral".

Com as operações policiais com funcionamento normal garantido, o TSE ressalta que "nesse sentido, é equivocada a nota divulgada pelo Ministério da Justiça neste domingo (30) que afirmava que estariam proibidas ações sobre prevenção e repressão a crimes eleitorais".

A decisão é assinada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e atende a uma Notícia de fato apresentada pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), com objetivo de evitar o uso eleitoral das polícias. 

Na denúncia, o parlamentar alerta para uma possível "instrumentalização da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal voltada a eventualmente interferir no processo eleitoral, durante o segundo turno das Eleições de 2022, no intuito de criar fatos políticos artificiais, em benefício da candidatura à reeleição ao cargo de Presidente da República do Sr. Jair Messias Bolsonaro [PL], em detrimento ao seu adversário político, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva [PT]".

Assim, no Espírito Santo, assim como nas demais unidades da federação, os boletins rotineiros da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-ES) sobre ocorrências durante o dia de votação não serão publicados, havendo apenas uma única divulgação depois das 17h.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/