Sexta, 26 Abril 2024

​Visita de Bolsonaro intensifica campanha 'O Senhor da Morte' no Estado

painel_morte_pichado_reproducao Reprodução
Divulgação

A pichação em São Mateus, norte do Estado, de um painel com mensagens contrárias ao governo federal, nesta quinta-feira (10), contribuiu para dar maior visibilidade aos painéis espalhados na Grande Vitória e em outras cidades. O painel pichado faz parte da campanha "O Senhor da Morte chefiando o País – Fora, Bolsonaro!", iniciativa nacional que ganhou força por conta da visita presidencial desta sexta-feira (11), a primeira que ele faz ao Espírito Santo.

Para conter a onda contra Jair Bolsonaro, cujo crescimento se consolidou na manifestação do último dia 29, seus seguidores recorrem a notícias falsas e ameaças pelas redes sociais, prometendo danificar e até mesmo destruir painéis colocados em ruas e avenidas de vários municípios. As mensagens, em sua maioria, vêm carregadas de xingamentos.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por medida de segurança, orientam aos jornalistas que vão fazer a cobertura da visita do presidente. "Nossas orientações se justificam na medida em que há seguidores do presidente que têm, muitas vezes, investido contra a imprensa e agredido jornalistas nas manifestações favoráveis ao presidente e no sentido de tentar evitar tais situações durante outras coberturas jornalísticas".

O sindicato recomenda que cada jornalista evite ficar sozinho durante a cobertura. "Esteja junto aos demais colegas de profissão. Recomendamos que evite cair em provocações e, em caso de agressão verbal ou física, tente fotografar o agressor ou agressora. Ou, caso veja seu colega de profissão sendo agredido, fotografe e/ou filme o(a) agressor(a) para ajudar na sua identificação, mesmo que trabalhe em veículos de comunicação diferentes".

As manifestações em oposição a Bolsonaro não se resumem à colocação de painéis em diversos locais do Estado. Há outros tipos de protestos, como a Cultura Alternativa, na praça D. João Batista, em São Pedro I, Vitória, nesta sexta-feira, a partir das 16 horas. Haverá arrecadação de alimentos para reduzir a fome que já atinge mais de 14 milhões de pessoas no país e se transformou uma das bandeias de luta contra o governo. As bandas Concká, Beck Power já estão confirmadas, bem como os grupos Samuca 05, Omulo Tertúlia e Beribazu e Contramestre Dedé.

Segundo fontes de entidades de classe e movimentos sociais, o autor da pichação em São Mateus já foi identificado e deve ser processado por dano. Em vídeo, o homem aparece com uma brocha, com a qual cobre o painel com uma tinta escura, e uma voz de mulher pergunta: "Ei, por que você está revoltado com isso aí?". Ele responde que não gosta de político vagabundo e comenta que "o cara não está fazendo mal a ninguém, ele quer consertar o Brasil".

"Ainda vem botar essa merda aqui na minha porta; vou apagar tudo, PT fora", diz, a mulher concorda: "É, PT fora. Olha, o presidente vai chegando aqui na sexta-feira, a gente aqui não aceita esse tipo de (...)". O vídeo é de boa qualidade, visando apagar informações sobre a atual situação do país, principalmente relacionada ao avanço da pandemia, que já matou quase meio milhão de pessoas, em decorrência do descaso de Bolsonaro no combate à doença e na propagação do tratamento precoce com o uso de hidroxicloroquina, sem qualquer eficácia, segundo a ciência.

"Estamos analisando providências jurídicas cabíveis", informa Ana Carolina Galvão, diretora da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes). Para ela, "o mais importante é que a atitude do cidadão acabou por dar visibilidade ao acontecimento e, com isso, a população está sabendo que Bolsonaro não é bem-vindo. As pessoas estão vendo nas nossas placas espalhadas por todo o Estado a exposição da política do governo federal que já matou quase meio milhão de brasileiros. E que não vão nos silenciar".

A campanha "O Senhor da Morte chefiando o País – Fora, Bolsonaro!" é iniciativa nacional e, no Espírito Santo, tem participação de diversas entidades. "No ano de 2020, a Articulação das Entidades Representativas de Trabalhadores(as) do Ensino Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em Pernambuco lançou a campanha "Fora Bolsonaro: inimigo da educação e do povo" e a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) aderiu à iniciativa, instalando dezenas de outdoors em Recife", explica Ana Carolina.

A repercussão desencadeou, segundo ela, a abertura de inquérito contra a dirigente sindical Erika Suruagy, por encomenda de Jair Bolsonaro. "Como reação, a professora Erika [cujo inquérito foi arquivado] recebeu mais de 90 moções de apoio e as entidades que assinam o Manifesto em Defesa da Vida, da Democracia, da Liberdade Sindical e da Liberdade de Expressão elaboraram e disponibilizaram uma arte atualizada da campanha "O Senhor da Morte chefiando o País – Fora, Bolsonaro!", que nós utilizamos aqui no Espírito Santo".

Programação

Bolsonaro desembarca no Estado nesta sexta-feira às 10 horas e logo em seguida vai para São Mateus, de helicóptero, depois de sobrevoar o Porto de Vitória, a BR-447 e o Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, onde acompanhará, da aeronave, a detonação de uma rocha.

Em São Mateus, no norte, o presidente participa da solenidade de inauguração de um conjunto de casas, na localidade Aroeira, e retorna a Vitória. No aeroporto da capital, Bolsonaro segue direto para o avião presidencial, que o levará de volta para Brasília.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Fabio a em Sábado, 12 Junho 2021 14:34

Tinha q processar as entidades q difamaram o presidente. Agora, fará bem as entidades de processar o senhor. Dará visibilidade p ele é certamente se tornará futuro vereador ou deputado p combater essa esquerdalha.

Tinha q processar as entidades q difamaram o presidente. Agora, fará bem as entidades de processar o senhor. Dará visibilidade p ele é certamente se tornará futuro vereador ou deputado p combater essa esquerdalha.
JOAO BRAZ VENTURINI em Domingo, 13 Junho 2021 11:11

BOLSONARO 2022

BOLSONARO 2022
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/