Terça, 23 Abril 2024

Adultos entre 18 e 29 anos já podem tomar segunda dose de reforço

vacina_jovem_enfermeira_dreads_sesa Sesa

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) publicou a Resolução 119/2022, por meio da qual estabelece que pessoas de 18 a 29 anos já podem tomar a segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19 no Espírito Santo. A medida contempla mais de 126 mil capixabas. Esta é a última faixa etária entre os adultos que faltava ser contemplada com a quarta dose, já que a última a ser incluída foi a de pessoas a partir de 30 anos.

Conforme consta na resolução, a vacina a ser utilizada deverá ser, preferencialmente, da plataforma de vetor viral - AstraZeneca ou Janssen -, independente do imunizante aplicado anteriormente, exceto gestantes ou puérperas. Nessas situações, deve-se utilizar o imunizante Pfizer. Se não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estado possui vacinas suficientes em estoque.

Em junho, antes mesmo da publicação da nota técnica do Ministério da Saúde autorizando a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid para o público da faixa etária acima de 40 anos,  a Sesa havia comunicado que o segundo reforço poderia ser aplicado pelos municípios capixabas para esse grupo. Três dias depois, o mesmo foi autorizado para pessoas a partir de 30 anos.

Vacinação em crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa quarta-feira (13), a aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos, incluindo as imunossuprimidas. O pedido de autorização havia sido feito pelo Instituto Butantan em março. Em suas redes sociais, a epidemiologista Ethel Maciel destacou que a pesquisa feita pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do projeto Curumim, foi fundamental para a liberação.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/