Segunda, 29 Abril 2024

Chega ao fim acampamento de trabalhadores da saúde no Palácio Anchieta

acampamento_palacio_anchieta_FotoDivulgao Divulgação

O acampamento dos trabalhadores da rede estadual de saúde, que acontecia desde essa segunda-feira (10) em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, foi encerrado nesta terça-feira (11). O motivo foi o agendamento de uma reunião pela gestão de Renato Casagrande (PSB) na próxima segunda-feira (17), entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a categoria. Os trabalhadores continuam em greve.

Divulgação

Na reunião, a gestão de Casagrande vai apresentar propostas para uma das reivindicações da categoria, que é a não transferência dos trabalhadores do Hospital Dório Silva, na Serra. Está prevista a transferência de 183 servidores que atuam na área meio, como auxiliares de serviços gerais e trabalhadores do setor administrativo.

Muitos deles, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Espírito Santo (Sindsaúde-ES), trabalham no hospital há mais de 30 anos e terão que se mudar do município, onde sempre moraram para ficar mais perto do novo local de trabalho. Por isso, a greve está forte no Dório Silva. Outro lugar no qual encontrou grande adesão dos trabalhadores foi no Hospital Sílvio Avidos, em Colatina, noroeste do Estado. No caso desse último, embora não haja previsão de quando a Inova irá assumir a gestão do equipamento, de acordo com a entidade sindical, há rumores de que haverá transferências.

Outra reivindicação que motivou a greve e o acampamento foi o pagamento  do piso da Enfermagem, conforme compromisso firmado pelo governador no segundo turno das Eleições 2022. Em reunião nesta terça com a categoria, o secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, garantiu que, no caso dos servidores da Sesa, o piso será pago na folha de julho. Em relação aos das Organizações Sociais (OSs), como a Inova, em agosto. 

Os trabalhadores também reivindicam reestruturação da carreira. O sindicato acredita que, se implementada, "será uma correção a uma injustiça histórica cometida contra esses trabalhadores e trabalhadoras". Quanto a essa reivindicação, de acordo com o Sindsaúde o governo ficou de ver como estão as atividades do Grupo de Trabalho instalado para esse fim e cobrar soluções para apresentar à categoria. 

Reunião

Os técnicos e auxiliares de Enfermagem também estão em greve em alguns municípios capixabas. Vitória é a cidade na qual o movimento grevista é maior. O Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Espírito Santo (Sitaen) informa que o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) marcou uma audiência para esta quinta-feira (13), na Promotoria de Justiça Cível de Vitória.

O assunto da audiência é a greve da categoria. Entretanto, afirma a entidade, não foram dados mais detalhes sobre o assunto, nem se seria um pedido da gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos). Na manhã dessa segunda-feira (10), os trabalhadores lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para reivindicar o pagamento do piso da Enfermagem.
Divulgação

Conforme informa o Sitaen, os trabalhadores pressionam para que a gestão municipal faça o mesmo com a gestão estadual para garantir o recurso para pagar o piso, que será enviado pelo Governo Federal. A greve em Vitória começou na última terça-feira (4). Em Aracruz, no norte, na sexta-feira (7). Na Serra e em Viana, ambos na Grande Vitória, nesse domingo (9). Para esta quarta-feira (12), está prevista assembleia em Linhares, no norte.

Trabalhadores da saúde acampam na porta do Palácio Anchieta

Uma das reivindicações é o pagamento do piso da Enfermagem. Técnicos e auxiliares de Vitória também protestaram 
https://www.seculodiario.com.br/saude/trabalhadores-da-saude-acampam-na-porta-do-palacio-anchieta

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/