Sexta, 29 Março 2024

ES não tem nenhum município em risco alto e apenas Cariacica em risco moderado na GV

renato_casagrande_sorrindo_camisa_azul_secom Secom

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na noite desta sexta-feira (11), em suas redes sociais, o 22º Mapa de Risco Covid-19 e a flexibilização de mais três atividades: os eventos sociais para adultos e os esportes individuais ao ar libre, a partir do dia 21 deste mês; e as aulas práticas do ensino profissionalizante a partir desta segunda-feira (14). 

"Há uma grande demanda para que a gente possa ir retomando eventos sociais", justificou, informando que o protocolo para a atividade, que poderá funcionar com limite de 100 pessoas adultas em clubes e cerimoniais, será anunciado até a próxima sexta-feira (18). 

Também no dia 21, os esportes como bicicleta e corrida, incluindo a modalidade de competição, terão seus protocolos anunciados nos próximos dias. Ambas flexibilizações são voltadas aos municípios de risco baixo e moderado, não sendo permitidas para as cidades de risco alto.

Já as aulas práticas do ensino profissionalizante voltam nesta segunda-feira (14), juntamente com a retirada de restrições para o ensino superior, já anunciado. "Quem não quiser não precisa fazer, naturalmente, pode continuar com o ensino à distância, atividades remotas. Ficará a critério de cada instituição", ressaltou.

O governador também reiterou seu desejo de reabrir o ensino médio em outubro. "Quando voltar com o ensino médio, as aulas teóricas do profissionalizante voltarão junto com o ensino médio. Se em outubro continuarmos avançando com a redução do número de óbitos e casos ativos, poderemos voltar com o ensino médio. A decisão não está tomada, será tomada no final deste mês", disse.

Mapa sem risco alto

Sobre o 22º Mapa de Risco Covid-19, que valerá entre a próxima segunda-feira (14) e o domingo (20), a "boa novidade", ressaltou Casagrande, é a ausência de municípios em risco alto e a permanência de apenas uma cidade da Grande Vitória em risco moderado, que é Cariacica, estando as demais em risco baixo.

"A nossa Matriz de Risco leva em consideração a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias, o número de casos ativos nos últimos 28 dias, e o número de testes feitos por cada mil habitantes", lembrou o governador. 

Os três referenciais são analisados em nível municipal e compõem o eixo ameaças. Em nível estadual, é medida a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes com Covid-19, como eixo de vulnerabilidade. Atualmente, a taxa está em 59%.

"É um dia importante, porque registra um mapa sem nenhum risco alto pela primeira vez depois de muitas semanas. A partir de segunda feira, passamos a ter 39 municípios em risco baixo e 39 em risco moderado", exaltou, lembrando que nas cidades de risco baixo todas as atividades econômicas estão liberadas, em todos os horários, "mas dentro do protocolo, com higiene, afastamento, número máximo de pessoas, uso de máscara".

Apesar da ausência de risco alto no mapa, o momento ainda "exige que a gente tome toda a cautela e cuidado necessário", ressalvou. "Continuamos em risco, porque continua perdendo vidas", advertiu. "São 13 óbitos por dia na média móvel de 14 dias e pouco mais de 11 na média móvel de sete dias. Já esteve em 30 [mas ainda] é um número muito grande!", acentuou.

Responsabilidade individual

Casagrande manifestou preocupação com o grande número de visitantes que se aglomeram nas praias e montanhas capixabas no último final de semana, cujos efeitos serão sentidos, provavelmente, nos próximos dias. "Lembrem que estamos perdendo 12 pessoas em média por dia. Já perdemos mais de três mil pessoas. Fizemos todo o esforço para atendimento dessas pessoas, mas não conseguimos preservar a vida de todos, porque para parte delas o vírus é muito agressivo". 

"Desde março estamos focados em salvar vidas, em dar as pessoas as condições para que elas tenham atendimento hospitalar, na área de saúde, e ter atividade econômica funcionando", disse, enfatizando a responsabilidade individual no cumprimento das medidas de segurança. "Não dá pro governo e os municípios ficarem fiscalizando todas as atividades. Cabe a cada um de nos cuidar do que está ao nosso alcance", pediu. 

Classificação dos municípios

No novo Mapa, quatorze municípios reduziram o risco de moderado para baixo: Afonso Claudio, Águia Branca, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Muqui, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Viana, Vila Valério e Vila Velha. 

Outros três aumentaram o risco de baixo para moderado: Divino de São Lourenço, Mimoso do Sul e São José do Calçado. 

E dois reduziram o risco de alto para moderado: Ibatiba e São Mateus. 

RISCO MODERADO: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Vila Pavão.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/