Quarta, 24 Abril 2024

Espírito Santo recebe 70,4 mil doses de vacina nesta sexta-feira

vacina_linhares_prefeituralinhares Prefeitura de Linhares

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, anunciou em suas redes sociais que, nesta sexta-feira (23), o Espírito Santo receberá 70,4 mil doses de vacina contra a Covid-19. Serão 57 mil da AstraZeneca e 13,4 mil da Coronavac, destinadas para idosos entre 60 a 69 anos e profissionais da educação e das forças de segurança, além da segunda dose de outros grupos prioritários.

Das vacinas da AstraZeneca, já está definido que 51,1 mil serão para a primeira dose de pessoas entre 60 e 64 anos. 

Já as da Coronavac serão para forças de segurança e salvamento e forças armadas, e pessoas de 65 a 69 anos. Para o primeiro grupo, serão destinadas 1,7 mil imunizantes para a segunda dose e 23 para a primeira. No segundo, serão 10,2 mil para a segunda dose de pessoas entre 65 e 69 anos, totalizando 11,9 mil.

Aos profissionais da educação, a previsão é de destinar 4,8 mil doses, como apontou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A imunização do grupo se inicia por professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, Pré-Escola, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e Técnico com o seguinte ordenamento por faixa etária: 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; 18 a 29 anos; posterior os demais trabalhadores da educação dos níveis educacionais também seguindo ordenamento por faixa etária.

Neste caso, que não há agendamento, e sim listagem nominal, os municípios terão até final da manhã desta sexta-feira (23) para comunicar à Sesa sobre locais, horário e dia de vacinação para que as informações sejam passadas à Sedu.

A quantidade de doses que o Estado receberá nesta sexta atende à previsão da gestão de Renato Casagrande, já que, segundo informou nessa segunda-feira (19) o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o Espírito Santo receberia quantidade menor de doses em relação à semana passada, diante da dificuldade de produção por parte do Instituto Butantan, em São Paulo.

No último dia 16, o Espírito Santo recebeu 124,7 mil doses. Em oito de abril, 84,3 mil, metade da quantidade recebida em primeiro de abril, que foi de 160 mil. Reblin também informou da possibilidade futura de receber imunizantes da Pfizer, mas não há previsão de quando nem se sabe a quantidade, mas estima-se que será reduzida. Por ser um número pequeno, afirma, a rede de frios tem condições de armazenar, já que as doses desse imunizante devem ser estocadas em temperatura abaixo de zero.


As doses recebidas nesta sexta têm previsão de envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central ocorra ainda pela manhã e, à tarde, será feita a distribuição aos municípios da Região Metropolitana.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/