Sábado, 18 Mai 2024

Espírito Santo registra queda de 10% nos transplantes de órgãos

O Espírito Santo fechou 2013 com uma queda de 10% nos transplantes de órgãos em relação a 2012. A redução se deve ao baixo número de notificações feitas pelos hospitais, sobretudo no segundo semestre do ano passado, como informa a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O órgão anuncia expectativa de reverter esse quadro, com ações que se iniciaram neste verão.
 
Ao todo, foram realizados no Estado 410 transplantes no ano passado, enquanto em 2012 esse número chegou a 458. O transplante de córnea continua liderando a lista, seguido de rim, fígado, coração, osso, esclera e medula óssea autóloga.
 
A Sesp informa que desde janeiro a equipe da Central de Captação de Órgão da Sesa (CNCDO) promove campanha nas praias capixabas para sensibilizar a população sobre a importância da doação. O objetivo é derrubar mitos sobre esse assunto por meio de informações. “Nas nossas conversas com a população percebemos ainda muitas dúvidas, principalmente sobre morte encefálica”, explicou a coordenadora da CNCDO, Rosemery Erlacher.
 
Segundo a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), no Brasil, o cenário de transplantes de órgãos vem avançando de forma lenta, a cada ano. Levantamento do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) apontam que as estatísticas para 2014 são de 27.951 receptores de órgãos. Destes, 19.393 são receptores de rim e 142 de pulmão.
 
A entidade também afirma que números do Ministério da Saúde apontam que nos últimos cinco anos a espera na fila por um transplante caiu cerca de 40%, de 64.774 em 2008, para 38.759 em 2013. 
 
No Espírito Santo, ainda há 813 pacientes à espera de um doador, sendo 644 de rim, 139 de córnea, 25 de fígado, e cinco de coração.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/