Sábado, 20 Abril 2024

Governo divulga últimos cinco grupos prioritários para vacinação contra Covid-19

nesio_fernandes_reblin_coletiva_2_asscom_sesa Asscom/Sesa

Foram anunciados, nesta segunda-feira (12), os cinco últimos grupos prioritários que serão vacinados contra a Covid-19 no Estado a partir deste mês. A especificação de cada um, bem como a documentação necessária para a imunização, constam na Resolução 116/2021 da Comissão Intergestora Bipartite, disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

As informações foram divulgadas em entrevista coletiva, da qual  participaram o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes; e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O grupo I é composto por trabalhadores das Forças Armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica) e da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. No segundo, os trabalhadores de transporte aquaviário. O terceiro contempla trabalhadores industriais e a população privada de liberdade. O grupo IV abrange caminhoneiros, lactantes e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. O último conta com trabalhadores da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), trabalhadores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e jornalistas.

Também nesta segunda-feira, foi dado início à vacinação do primeiro grupo com a imunização, nesta manhã, dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, em ato simbólico realizado em uma empresa de Vila Velha. Foram imunizados 20 trabalhadores. A expectativa é que 6,6 mil pessoas desse grupo sejam vacinadas com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, que também serão destinadas aos demais grupos prioritários
Vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos. Foto: Secom

A meta, segundo Nésio, é concluir no máximo em agosto, a vacinação desses grupos. A dos trabalhadores da indústria e pessoas privadas de liberdade deve acontecer até 15 de julho. Já os demais, a partir da segunda quinzena. O grupo V, de acordo com o secretário, será imunizado nos últimos dias de julho ou início de agosto. Nésio acredita que a imunização dos adolescentes com comorbidades "permitirá retorno mais seguro para as aulas presenciais".

Embora o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tenha anunciado em seis de julho a inclusão de bancários e trabalhadores dos Correios entre os grupos prioritários da vacinação, essas duas categorias não estão entre os cinco grupos anunciados nesta segunda pelo secretário estadual de Saúde.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/