O Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) obteve credenciamento do Ministério da Saúde para operar como unidade de assistência em alta complexidade, através do Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica.
O credenciamento está sendo comemorado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O processo de habilitação é considerado rigoroso e foi alcançado depois de aproximadamente um ano e meio de processo. Muitos hospitais que pleiteiam o credencialmente desistem por conta das exigências durante o processo.
Até que o credenciamento aconteça são realizadas diversas auditorias pelo Ministério da Saúde, que resultam na adequação do serviço.
O Himaba é o primeiro hospital exclusivo da rede pública estadual a conquistar a habilitação. A partir do credenciamento, o custeio mantido pelo Estado passa a ser ressarcido pelo Ministério da Saúde.
Os serviços cardiovasculares pediátricos do Himaba incluem consultas ambulatoriais de cardiologia pediátrica; eletrocardiograma; ecocardiograma transtorácico pediátrico; ecocardiograma fetal; holter 24 horas; testes ergométricos; cirurgia cardíaca pediátrica; teste do coraçãozinho; acompanhamento do paciente internado na UTI e enfermaria; cobertura de plantão na especialidade para urgência e emergência 24h; e cateterismo cardíaco diagnóstico e terapêutico, eletrofisiologia e tomografia (procedimentos realizados fora do hospital em um serviço de hemodinâmica referência para o serviço).