Sexta, 26 Abril 2024

Lacen ampliará capacidade de testagem para 8 mil por dia

21_maio_nesio_reblin_CreditosSESA Sesa

A partir de outubro, o Laboratório Central (Lacen) terá capacidade de realizar cerca de 8 mil testes RT-PCR por dia, devido à incorporação de um novo equipamento. Atualmente, conforme informou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a capacidade é de mais de 4 mil. Aliada à vacinação, a testagem em massa é uma das estratégias apontadas por ele como responsáveis pela queda na curva de casos, contaminações e óbitos, devendo continuar a existir "mesmo em contexto de ampla cobertura vacinal".

O secretário chamou atenção para a o elevado índice de absenteísmo nos agendamentos online. Segundo o gestor, muita gente, com ou sem sintomas de Covid-19, tem marcado o teste, mas não comparece para fazê-lo. Quanto às testagens nos terminais, Nésio informou que até o momento foram feitos cerca de 11 mil testes, sendo detectados 770 casos positivos. "São quase mil pessoas que a testagem em massa conseguiu tirar de circulação no transporte coletivo", disse.

O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou que, somando os testes RT-PCR e os de antígeno realizados de março a julho deste ano, são 730 mil, o que corresponde a 18% da população capixaba sendo testada somente nesse período.

Quanto à testagem de estudantes e profissionais da educação, o secretário e o subsecretário comemoram o fato de que, em Viana, 120 crianças da rede municipal de ensino já foram testadas, sendo que em nenhuma delas deu positivo. De acordo com Nésio, outros sete municípios irão dar início aos testes, mas não mencionou quais. "A testagem é para tirar qualquer risco de transmissão, proporcionar um ambiente seguro e garantir o direito à educação", defendeu.

A testagem nas escolas foi anunciada em 26 de julho, dia em que teve início o rodízio diário nas escolas e presença obrigatória dos alunos. Ao todo, será possível para as cidades capixabas a realização de até 2 mil testes por dia. Segundo Nésio, a capacidade de testagem do Espírito Santo é suficiente tanto para as ações dirigidas, como a que está sendo feita nas escolas, quanto para a aplicação de testes na população em geral.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/