Quarta, 24 Abril 2024

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco da Covid-19

mapavermelho_covid_divulgacao Divulgação
Divulgação

Depois de semanas sem a classificação vermelha, o 34º Mapa de Risco, divulgado nesta sexta-feira (4), aponta o município de Mantenópolis, noroeste do Estado, em risco alto para Covid-19. É a única das 78 cidades capixabas, que agora somam 49 no amarelo (risco moderado), 14 a mais em relação à última atualização, há uma semana, quando o total somava 35. O Mapa terá vigência entre a próxima segunda-feira (7) e o domingo (13). 

Agora, estão em risco moderado os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Já em risco baixo (verde), estão 28 cidades: Alegre, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama e Vila Pavão.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. O eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. São quatro estágios: até 50%, maior que 50% e menor que 80%, maior que 80% e menor que 90%, e maior que 90%, quando o risco é extremo. 

As restrições aos municípios de risco moderado foram reduzidas e são relacionadas a bares e restaurantes e a eventos sociais e corporativos, já que as escolas voltaram a ser liberadas. Os primeiros, podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h e, aos domingos, até às 16h. Já os eventos têm limitação máxima de 300, caso o distanciamento mínimo de 1,5m seja possível no espaço. Tudo isso, respeitando as regras básicas, que valem também para os municípios de risco baixo: distanciamento físico, não aglomeração, uso de máscara e higiene.


O Mapa segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, quase um mês após o início da pandemia no Espírito Santo.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/