Quinta, 28 Março 2024

Metade das microrregiões atingiram meta de vacinação de D1 em adolescentes

vacina_jovem_enfermeira_dreads_sesa Sesa

Das 10 microrregiões capixabas, cinco atingiram a meta de 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, que é um dos indicadores para classificar a localidade como de Risco Muito Baixo para a doença. Essas microrregiões são Noroeste (95,39%), Sudoeste Serrana (100,69%), Central Serrana (97,95%), Caparaó (95,49%) e Litoral Sul (101,89%).

Entre as demais, a que está a mais próxima de atingir a meta é a Nordeste (87,35%), seguida da Rio Doce (86,9%), Central Sul (84,24%), Centro Oeste (83,7%) e Metropolitana (77,43%). Os dados foram divulgados pelo governo do Estado nesta sexta-feira (31), juntamente com o 88º Mapa de Risco.

Com vigência a partir da próxima segunda-feira (3), o mapa voltou a ficar completamente verde, com todas as cidades em risco baixo. No 87º Mapa, Alto Rio Novo, no norte do Espírito Santo, estava em Risco Moderado.
Imagem: Sesa

A meta de 90% dos idosos vacinados com a dose de reforço ainda não foi atingida por nenhuma microrregião. O ranking é o seguinte: Central Serrana (87,99%), Sudoeste Serrana (86,8%), Caparaó (84,1%), Litoral Sul (82,72%), Rio Doce (82,05%), Centro Oeste (81,23%), Nordeste (80,61%), Central Sul (79,41%), Metropolitana (78,7%) e Noroeste (77,31%).

A única meta atingida por todas microrregiões para serem consideradas de Risco Muito Baixo é a de vacinação de 80% dos adultos maiores de 18 anos com a segunda dose. O ranking das microrregiões é Sudoeste Serrana (95,87%), Central Serrana (94,58%), Litoral Sul (92,18%), Caparaó (89,2%), Noroeste (86,68%), Rio Doce (86,62%), Metropolitana (85,31%), Centro Oeste (85,12%), Central Sul (82,64%) e Nordeste (82,2%).

Além desses indicadores, para atingir a classificação de Risco Muito Baixo também é necessário que cada município da microrregião disponha de ao menos um ponto livre de testagem para a população, seja numa unidade de saúde, num pronto- socorro ou algum outro local em que qualquer pessoa possa fazer a testagem, independentemente de apresentar sintomas e sem necessidade de encaminhamento médico.

Flexibilizações

A principal mudança que as microrregiões que forem classificadas em risco muito baixo terão é a permissão para realizar eventos com a capacidade máxima dos locais, definidas pelo Alvará do Corpo de Bombeiros.

Já as microrregiões em risco baixo puderam, desde oito de novembro, dobrar o limite máximo de ocupação em eventos feitos em locais fechados, saltando de 600 para até 1,2 mil, desde que não exceda 50% da capacidade do local e que todas as pessoas estejam vacinadas.

Em locais abertos, o evento pode receber até 50% da ocupação máxima, com todos vacinados, mesmo que esse quantitativo ultrapasse os 1,2 mil estabelecidos como máximo para os locais fechados. Em ambos os casos, é necessário apresentar o chamado passaporte de vacinação, comprovando o esquema vacinal completo.

Painel Covid-19

O Painel Covid-19 registra, até esta sexta-feira (31), 626,8 mil casos confirmados da doença. Os óbitos somam 13,3 mil, um deles nas últimas 24 horas.

Municípios por microrregião

1 - Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari

2 - Central Serrana: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina

3 - Sudoeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo

4 - Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy

5 - Central Sul: Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro e Apiacá

6 - Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado

7 - Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu

8 - Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã

9 - Nordeste: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré e Ponto Belo

10 - Noroeste: Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia e Mantenópolis

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/