terça-feira, junho 17, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, junho 17, 2025
terça-feira, junho 17, 2025

Leia Também:

Ministro da Saúde apresenta balanço do primeiro ano do programa Mais Médicos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou nesta quinta-feira (4) o balanço do primeiro ano do programa federal Mais Médicos. No Estado, o programa conta com 407 profissionais, que atenderam, até junho deste ano, mais e 83 mil pessoas.
 
O programa já impactou 50 milhões de pessoas em todo o País, contado com 14.462 médicos para a atenção básica. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) conduziu uma pesquisa com cerca de 4 mil pessoas, com idades acima de 16 anos, em 200 municípios atendidos com o Mais Médicos. 
 
Os entrevistados classificaram o atendimento dos médicos do programa e 86% disseram ser muito boa ou boa a qualidade do atendimento; 84% acharam muito boa ou ao a duração da consulta; e 83% classificaram como muito bom o esclarecimento dos médicos a respeito dos problemas de saúde. 
 
A maioria dos entrevistados (78%) disse ser muito boa a comunicação com o médico. Os entraves na comunicação eram uma preocupação dos usuários, já que 11.429 profissionais que atendem pelo programa em todo o País são cubanos. 
 
No Estado, a atuação dos médicos do programa foi destacada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade classificou que a atuação dos profissionais evolucionou o atendimento na Unidade Regional de Saúde (URS), no bairro Planalto Serrano; e no posto de saúde de Taquara I, no mesmo município. 
 
De acordo com informações do site institucional da ONU, somente a URS atende a cerca de 12 mil pessoas da região. A unidade tem três equipes de Saúde da Família sendo dois médicos principais e um médico de apoio do programa Mais Médicos, dentre estes três médicos cubanos. 
 
Os médicos cubanos Orlando Maure Ceballo e Tamara Delgado Riesgos chegaram à unidade em dezembro de 2013 e resolveram o atraso de consultas de pré-natal, desenvolveram um programa de atendimento para os casos de hipertensão e diabetes e tiveram a iniciativa de sistematizar as consultas domiciliares.
 
Já no posto de saúde de Taquara I, que também recebeu o reforço de médicos do programa federal em dezembro de 2013, cerca de 5 mil pessoas são atingidas pelo aumento de atendimentos. Na unidade atua o médico Orelys Reyes Madrazo.    

Mais Lidas