Nessa terça-feira (30) foi publicada no Diário Oficial a portaria que regulamenta o funcionamento da Bolsa Preceptoria no Hospital Estadual Infantil de Vitória.
Juntamente com a portaria, também foram divulgados os nomes dos 60 médicos selecionados que irão atuar como orientadores no Programa de Residência Médica do hospital. Esses profissionais vão receber a bolsa para orientar residentes em pediatria.
A Lei 10.280/14, que institui a Bolsa Preceptoria, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em outubro deste ano. A lei prevê a volta da remuneração extra para médicos responsáveis pela orientação e supervisão de residentes. Cada preceptor pode exercer a função por até 40 horas semanais, recebendo uma bolsa por hora-aula no valor de R$ 20.
O Programa de Residência Médica do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória começou em 1976 e foi credenciado em 1981. Atualmente, 40 médicos fazem especialização em pediatria na unidade. As 60 bolsas criadas representarão um impacto anual de R$ 2,8 milhões, valor previsto no orçamento da Secretaria de Estado de Saúde.