Terça, 30 Abril 2024

Trabalhadores aprovam proposta e greve no Hucam é suspensa

assembleia_sindsep_FotoDivulgao Divulgação

A greve dos trabalhadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o Hospital das Clínicas, foi suspensa. A decisão, unânime, foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (30). Como a greve é nacional, as assembleias acontecem em todo o país, para avaliar a proposta apresentada nessa quinta-feira (29) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), após audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Divulgação

Caso a proposta seja aprovada na maioria dos estados, a greve não será retomada. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Espírito Santo (Sindsep-ES), Carlos Alberto Chácara Barbosa, afirma que a tendência é a aprovação da proposta na maior parte das unidades federativas. "O resultado foi satisfatório diante da conjuntura em que a gente vive, com um governo federal que não dialoga com os trabalhadores. Conseguir um reajuste de 22,03% é tirar leite de pedra", avalia.

O resultado da audiência foi um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com vigência de três anos, abrangendo o período entre março de 2020 e fevereiro de 2023, uma vez que o último ACT foi em 2019 e a database da categoria é em março. Serão mantidas todas as cláusulas sociais vigentes. O reajuste tem base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), incidindo sobre os salários e benefícios de auxílio alimentação e auxílio saúde.

Depois, a Ebserh concederá aumento de R$ 600,00 aos assistentes administrativos e aos técnicos em radiologia. Consta ainda na proposta, o pagamento dos valores retroativos sobre salários e benefícios, considerando os ACTs vencidos. Os trabalhadores pleiteavam reajuste de 25%, referente à reposição dos últimos três anos, além da manutenção das cláusulas econômicas.

Os trabalhadores do Hucam deflagraram uma greve no dia 21 de setembro, que durou 24h. Eles chegaram a cogitar a possibilidade de nova deflagração nessa segunda-feira (26), mas descartaram em virtude da petição protocolada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) em resposta à ministra do TST, Delaíde Alves Miranda Arantes, que solicitou posicionamento da categoria sobre a proposta da Ebserh de discutir tanto a questão econômica quanto a social.

Por causa disso, os trabalhadores resolveram aguardar o andamento do dissídio. Com a negativa da Ebserh quanto a não discutir as cláusulas sociais, eles retomaram a greve nessa quarta-feira (28). Os trabalhadores eram contrários à proposta da empresa de retirar cláusulas como o direito de o trabalhador pagar plano de saúde para um dependente, mesmo que não tenha aderido ao plano. O presidente do Sindsep/ES afirma que, muitas vezes, a pessoa não tem condição de pagar para ambos, por isso, prioriza o dependente. Outra cláusula que a empresa queria retirar é a que garante licença para acompanhamento dos filhos ao médico.

Chega ao fim a greve dos funcionários do Hospital das Clínicas

Dissídio no TST irá julgar questões social e econômica. Trabalhadores propõem que questão social não seja julgada
https://www.seculodiario.com.br/saude/chega-ao-fim-a-greve-dos-funcionarios-do-hospital-das-clinicas

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/