Sábado, 20 Abril 2024

​Viana pretende imunizar todas os moradores acima de 18 anos nesta semana

vacina_viana_prefeirturaviana Prefeitura de Viana
O município de Viana anunciou que pode atingir 100% de imunização do público a partir dos 18 anos nesta semana. A previsão é do prefeito Wanderson Bueno (Podemos), divulgada nessa segunda-feira (28) após reunião realizada com os agentes comunitários e de endemias do município. O agendamento será feito por esses servidores, que vão de casa em casa identificar os moradores que ainda não receberam a primeira dose contra a Covid-19.

Os agentes, que somam 173 ao todo em Viana, farão uma "varredura" em seus territórios de referência. O agendamento será de forma manual, para que a imunização ocorra em uma das unidades básicas de saúde (UBS) do município entre esta quarta-feira e o próximo sábado (30 e 3), de 8h às 15h30, com capacidade para aplicação de 5 mil doses padrão por dia.

Já as gestantes e as puérperas (mulheres que tiverem filhos em até 45 dias), serão imunizadas com a Pfizer, nas unidades de Marcílio de Noronha e Vila Bethânia.

A secretária municipal de Saúde Jaqueline Jubini, informa que o município dispõe de doses suficientes para este trabalho. "É indiscutível a importância de cada profissional da saúde nos avanços que já temos aqui. Hoje temos mais de 80% da população vianense imunizada, o que contribui consideravelmente para a redução da transmissão do coronavírus no município", afirmou.

O prefeito Wanderson Bueno também destacou o trabalho dos agentes de saúde, que possibilitou que todos os idosos do município fossem vacinados em casa. "Por conta do trabalho mais do que importante dos agentes de saúde, foi possível imunizar nossos idosos sem que eles saíssem de suas casas, tanto na área urbana como no interior. Um resultado exitoso, que trouxe muita segurança para as pessoas", reforçou.

Ele também ressaltou o estudo realizado no município, Viana Vacinada, que avalia a efetividade de meia dose da vacina AstraZeneca Oxford/Fiocruz contra a Covid-19, com a imunização de pessoas entre 18 e 49 anos com domicílio eleitoral no município. "Já temos um indicador que demonstra uma redução de 70% no número de casos de contaminação e estamos em risco baixo", enfatizou.

Viana tem mais 80 mil habitantes. Na mobilização para imunizar os grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), foram vacinados com a dose regular 23,1 mil moradores. Já no Estudo Viana Vacinada, 19,2 mil pessoas foram imunizadas com a meia dose de AztraZeneca em 11 dias.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/