Sábado, 27 Abril 2024

Casagrande anuncia obras da sede da Perícia para o início de 2024

casagrande_periciacientifica_heliofilho_Secom Hélio Filho/Secom

Durante o lançamento do edital para construção do prédio do Centro Integrado da Perícia Técnica e Científica (CIPTC), na manhã desta sexta-feira (15), no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que as obras irão começar no início de 2024, mas sem precisão do mês específico. A construção será em frente à Prefeitura de Cariacica, no trevo de Alto Lage, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), totalizando R$ 89 milhões.

Hélio Filho/Secom

O novo Centro terá uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados e vai abrigar os departamentos de Laboratório Forense (DLF); Médico Legal (DML); de Criminalística (DEC); de Identificação (DEI); e a Central de Custódia; os gabinetes e a área administrativa.

Casagrande afirmou que o equipamento possibilitará a "redução da impunidade". O governador fez um breve histórico da mobilização pela construção. Lembrou que o prédio seria construído no terreno da Guarda Municipal de Vitória, em Goiabeiras. Sem esclarecer o motivo, disse apenas que "não deu certo" e que o prefeito Euclério Sampaio (União) disponibilizou o terreno em Cariacica, sendo necessário refazer o projeto, readequando para a nova área. No entanto, o Centro não foi construído na Capital, porque em setembro de 2021, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) decidiu não mais ceder o terreno na avenida para isso, apesar de ter assinado o contrato para elaboração do projeto.

Euclério destacou que o terreno é o "mais bem localizado" da cidade e que, diante da iniciativa de doá-lo para o Governo do Estado, encontrou resistência de alguns atores da cidade, referindo-se à classe artística, pois historicamente, o espaço é utilizado para atrações culturais, como feiras e circos. "Mas eu disse que a Polícia Científica coloco até dentro da minha casa, é meu coração. Só sabe das necessidades de vocês [peritos] quem investiga os crimes e sabe das dificuldades", afirmou, recordando sua formação como policial civil.
Hélio Filho/Secom

O superintendente de Polícia Técnico Científica, Carlos Alberto Dal-Cin, agradeceu a diversas autoridades e a mobilização dos peritos, que compareceram em massa à solenidade. "Os peritos abraçaram a causa, acreditaram na autonomia da Perícia, no projeto da Polícia Científica", destacou. 

O Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos) comemora o lançamento do edital. "Um prédio desse, moderno, voltado para o funcionamento da Perícia, construído para ela, com participação dos peritos, acompanha o que há de melhor em âmbito nacional e até fora do país", afirma o presidente da entidade, Tadeu Nicoletti.

Ele destaca a importância do investimento na Perícia para se ter um Estado no qual "a prova é o mote das acusações", e não um Estado "inquisitorial". "Para colocar alguém sob acusação do Estado, é preciso um aparato técnico que produza essa prova para dar certeza às acusações", aponta.

O governador Renato Casagrande afirmou que "em breve" serão enviados para a Assembleia Legislativa o estatuto e a lei orgânica da Polícia Científica. A gestão havia firmado o compromisso de encaminhar até 31 de agosto, o que não aconteceu. "Esperamos que categoria seja chamada para ver o que está sendo elaborado. A participação dos peritos é vital. Se houver algo errado, quando chegar na Assembleia vai ter que voltar para o Governo novamente", pontuou Tadeu. A categoria vem reivindicando sua participação na elaboração dos documentos, mas sem êxito.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/