terça-feira, dezembro 10, 2024
27.1 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Internos do sistema prisional fazem limpeza no Edifício das Fundações

Dez internos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) e na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES) estão fazendo a limpeza do Edifício das Fundações, localizado na Cidade Alta, em Vitória. A ação começou no dia 28 de maio e está prevista para terminar no final deste mês.
 
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que solicitou a mão de obra dos internos para fazer a limpeza do edifício que já sediou vários órgãos públicos estaduais.
 
Durante a ação, o grupo de internos faz a limpeza e remoção de vidros, concretos e entulhos dos dez andares do edifício. O grupo, que é formado por pedreiros e ajudantes de alvenaria, faz parte da frente de trabalho da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Sejus e está sob a coordenação dos inspetores penitenciários Adegilson Barbosa Rodrigues e Jucelino Ricardo.
 
Com as reformas, além de garantir o benefício da remição da pena (a cada três dias trabalhados, um dia é abatido), os internos recebem cerca de um salário mínimo conforme estabelecido pelo Programa de Pagamento ao Trabalhador Preso.
 
Para o supervisor do Digea, Diórgenes Bragança, a ação é mais uma ferramenta utilizada no processo de ressocialização dos internos. “Com os trabalhos os internos adquirem experiência, gerando oportunidades no mercado de trabalho assim que retornarem à sociedade”, frisou.
 
Além do Edifício das Fundações, internos do sistema prisional também atuaram na reforma do Hospital dos Ferroviários, que tem reabertura prevista para esta segunda-feira (23). 
 
O grupo de dez internos realizou serviços de capina e pequenos reparos na estrutura do estacionamento, montagens e manutenções de leitos, além de reforma do almoxarifado e do setor em que são armazenados os medicamentos. Dois detentos que trabalharam na enfermaria da Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) também realizaram a separação e organização dos medicamentos.

Mais Lidas