quinta-feira, julho 17, 2025
19.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 17, 2025
quinta-feira, julho 17, 2025

Leia Também:

Secretário de Segurança destaca redução dos homicídios em 2013

O secretário de Estado de Segurança Pública do Estado, André Garcia, fez uma retrospectiva do ano de 2013. Em entrevista à Rádio CBN Vitória nesta quarta-feira (18), ele destacou o que foi feito na área este ano. Garcia destacou que o Estado está completando o quarto ano de queda no número de homicídios, mas que a taxa ainda está longe de ser a ideal. 
 
O norte do Estado, no entanto, ainda se mostra bem violento, segundo o secretário, sendo Linhares o município que não registrou queda nas mortes violentas em 2013, contrariando a tendência do resto do Estado. 
 
Até esta terça-feira (17), segundo Garcia, o Estado tinha registrado 1,5 mil homicídios, contra 1.594 do mesmo período de 2012, o que representa 6% de redução. Ainda assim, o número aponta que a taxa de homicídios no Estado em 2013 deve ser de aproximadamente 40 mortes por grupo de 100 mil habitantes, o que está muito acima da média nacional (cerca de 22/100 mil) e do que é considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é taxa de 10 por 100 mil. 
 
Garcia, no entanto, não associou a violência crescente ocorrida nos anos do governo Paulo Hartung, entre 2003 e 2010, do qual também fez parte, com a total falta de investimento em Segurança Pública. Pelo contrário, ele afirmou que a capacidade de investimento do Estado foi retomada  partir de 2003, ano de início da gestão Hartung.
 
No entanto, foi justamente durante o governo Hartung que o Estado amargou as piores taxas de homicídio em três décadas. Foi também neste período que não houve praticamente nenhum investimento em segurança pública, sem realização de concurso tanto para a Polícia Militar quanto para a Civil. 
 
A recomposição do efetivo só foi retomada, de fato, em 2011, com a realização de novos concursos. Nesta quarta-feira mais 1,1 mil soldados militares se formam, podendo ser integrados ao quadro da corporação, para reforço principalmente no interior. Segundo Garcia, esta primeira vez em anos que a PM vai completar o quadro organizacional. 
 
O Estado também foi o primeiro a aderir à ata de registro de preços da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, para a aquisição de câmeras de videomonitoramento, no valor de R$ 40 milhões. O município da Serra é o que vai receber o maior número de câmeras, com 100 aparelhos, que também vão ser instaladas em todos os municípios da Grande Vitória e nos mais violentos do interior do Estado.    

Mais Lidas