sexta-feira, dezembro 13, 2024
22.1 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 13, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Leia Também:

Ação sindical denuncia onda de demissões no Santander

O Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) realizou uma ação sindical na agência do Banco Santander do Centro de Vitória contra a onda de demissões, que atinge especialmente o cargo de gerente de pessoa jurídica. Somente no mês de agosto cinco gerentes foram demitidos.

O diretor do sindicado, Cláudio Merçon, alertou que os desligamentos sinalizam um possível interesse do banco em extinguir o cargo e aumentar a contratação de terceirizados, já dentro do formato da nova legislação trabalhista.

O Santander foi um dos bancos que mais lucraram neste ano: só no primeiro semestre de 2017, registrou um lucro de R$ 4,6 bilhões, um crescimento de 33,2% em relação ao mesmo período do ano passado. “Não justifica que as pessoas que construíram esse lucro sejam demitidas. Não vamos permitir que nossa categoria seja dizimada. Continuaremos mobilizados pela manutenção do emprego e por melhores condições de trabalho”, reforça Merçon, sobre a luta contra os desmontes.

A orientação do Sindibancários é que os trabalhadores denunciem o corte de empregados, um dos instrumentos utilizados pelo banco para aumentar o lucro da empresa, e também a cobrança de metas, que tende a ser intensificada com a redução do quadro funcional. “A denúncia é fundamental para que o sindicato possa combater o assédio moral no local de trabalho”, conclui o diretor.

Mais Lidas