De acordo com a denúncia, os GPSs dos veículos mostram trajetos e horários de utilização fora do horário de expediente, em fins de semana e sem atividades relacionadas ao trabalho, o que contraria as normas estaduais e federais para utilização de carros oficiais. Além disso, alguns dos veículos estariam sem manutenção e condições de uso.
Por conta dessas irregularidades, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que fez a vistoria nos veículos, recomendou que haja mais controle na utilização.
Greve
Em virtude das irregularidades no órgão e da falta de valorização, os servidores chegaram a deflagrar uma greve no mês de agosto reivindicando melhores condições de trabalho.
Os servidores deflagraram a greve depois de o governo Paulo Hartung (PMDB) ter negado toda a pauta de reivindicações, que contemplava concessão de diárias com valor equiparado às do Inmetro; correção da tabela salarial; realinhamento da tabela de subsídios e plano de carreiras; criação de gratificações devido à sobrecarga e especificidades de algumas atividades.
É atribuição do Ipem executar em todo Estado a Política Nacional de Metrologia por delegação do Inmetro. A autarquia tem por objetivo prover segurança ao consumidor por meio das ações de metrologia legal e de avaliação da conformidade.