Segunda, 29 Abril 2024

Presidente interino da Petrobras pode acelerar venda de Albacora Leste

petrobras_Sede_sindipetro Sindipetro-ES

Rumores de que o presidente interino da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, está tentando acelerar o processo de venda do campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, têm preocupado o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro/ES). O gestor assumiu a função após Caio Paes de Andrade, que o indicou e cujo mandato terminaria em março, abandonar o cargo para atuar como secretário de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo, na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

João Henrique permanecerá no cargo enquanto Jean Paul Prates, nome do Governo Lula (PT), não assume a presidência, pois é preciso aguardar alguns trâmites legais e de órgãos reguladores da estatal. O diretor do Sindipetro/ES, Etory Sperandio, informa que, nos bastidores, os rumores são de que o presidente interino quer aproveitar enquanto Jean Paul não assume para acelerar o processo de venda de Albacora Leste, que é administrado pelo Edifício Vitória (Edivit), na Reta da Penha, em Vitória, e conta com muitos trabalhadores da base do sindicato.

"Essa possibilidade de aceleração do processo é preocupante do ponto de vista da venda do ativo e da maneira atabalhoada como seria feito, podendo, inclusive, ter beneficiamento de empresas privadas", diz. As suspeitas de que está havendo um movimento desse tipo, segundo o dirigente sindical, se fortalecem diante do fato de que Caio indicou para presidir interinamente a Petrobras justamente uma pessoa que atua como diretor de Desenvolvimento de Produção da estatal, ou seja, que lida diretamente com a produção de Albacora Leste.


Etory informa que também foi dada entrada em ações no Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). De acordo com ele, a possível compradora de Albacora e Albacora Leste seria Petro Rio, que ofereceu 2,2 bilhões de dólares pelos dois e após a suspensão da venda de Albacora manteve o valor, o que, para o diretor do Sindipetro/ES, é mais uma prova de que o valor da transação está bem aquém.

As vendas do Pólo Norte Capixaba e da Unidade Terminal Norte Capixaba, em São Mateus, também já estavam em negociação. O Pólo Norte Capixaba abrange Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael, Fazenda Santa Luzia, Cancã e Cancã Leste. Tratam-se, segundo Etory, dos cinco maiores campos produtores em terra do Espírito Santo. "É importante que o norte continue nas mãos da Petrobras para a empresa continuar no território capixaba", defende.

Petroleiros comemoram suspensão da venda do campo de Albacora

Ação judicial pela suspensão da venda será mantida para averiguar crime de lesa pátria, diz Valnísio Hoffman
https://www.seculodiario.com.br/economia/petroleiros-comemoram-suspensao-da-venda-do-campo-de-albacora

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/