Sexta, 19 Abril 2024

Conveniências eleitorais

marcos_vicente_leonardo_sa-2 Leonardo Sá
Leonardo Sá

A mistureba do PP, com novas filiações de lideranças políticas de peso e com mandato, tira o deputado federal Evair de Melo da sua "carreira solo bolsonarista" na legenda capixaba, que é uma das principais bases de apoio ao governador Renato Casagrande (PSB). Com quadro reduzido e até então de aliados do socialista, se soma a Evair, principalmente, o também deputado federal Neucimar Fraga, de saída do PSD e fanzoca do presidente Jair Bolsonaro, mas também nomes que transitam lá e cá, apesar das contradições, como o deputado federal Da Vitória (ex-Cidadania), que participa tanto de atos bolsonaristas quanto não se descola de Casagrande e até articula ser seu candidato ao Senado. Ainda nesse campo do meio, mas longe da postura de Da Vitória, está o casal Theodorico Ferraço e a deputada federal Norma Ayub, que não faz oposição direta a Casagrande, porém, atua alinhado ao governo federal, em discursos, elogios e, no caso de Norma, votações na Câmara. Junto com os dissidentes do União Brasil (fusão DEM e PSL), está o ex-senador Ricardo Ferraço, por sua vez, próximo do governador, de quem inclusive é cotado a compor como vice na chapa das eleições deste ano. Também do bloco de aliados, os deputados Marcos Garcia (PV), Marcos Madureira e Raquel Lessa. O projeto bolsonarista no Estado, puxado pelo palanque de Carlos Manato (PL), não é novidade, tem como meta principal liquidar Casagrande em outubro próximo. Como será a participação dos novos correligionários da legenda comandada por Marcus Vicente nas campanhas majoritárias? Na busca desenfreada para levar as eleições e sem as coligações, prevalece cada vez mais o jogo das conveniências e do "vale-tudo". Coerência para quê, né?!

Já assinaram
Do bloco acima, já estão oficialmente no PP, Da Vitória, Madureira e Raquel Lessa. Neucimar deixou claro que bateu o martelo e a família Ferraço também emite sinais nesse sentido, faltando o "autógrafo" final, assim como Garcia, que vai subir para a disputa à Câmara dos Deputados.

Ruídos
Nessa perspectiva boa para o partido, que ganhará nova musculatura no Estado, nem tudo são flores. A provável filiação de Theodorico Ferraço provocou insatisfações em quem chegou primeiro, Madureira e Raquel Lessa, candidatos à reeleição. Problema a ser contornado por Marcus Vicente. Ou não...

Quem sobra?
O comandante do PP, que é secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, está no páreo para a Câmara Federal junto com Evair. Com os novos nomes, passam a compor a chapa Neucimar, Norma e Garcia. A expectativa é fazer três ou quatro cadeiras.

O último apagar a luz
Com as movimentações, o suspiro de esperança do MDB do Estado, diante da possibilidade de agregar a família Ferraço, caiu rapidamente por terra. Quem vai sobrar junto com a senadora Rose de Freitas, hein?

O último apagar a luz II
Até lideranças antigas do partido, como Lelo Coimbra, Luzia Toledo e o deputado estadual Hércules Silveira, negociam filiações em outras legendas. Rose, como se sabe, é mais uma que tenta se consolidar como candidata à reeleição no palanque de Casagrande.

Dia D?
A propósito, é neste domingo (27), às 8h, em Vitória, aquele congresso estadual do PSB que citei aqui tempos atrás, onde deve ocorrer o lançamento da candidatura à reeleição de Casagrande. O partido não anuncia isso, apenas a presença do governador. Mas...

Não para
O ex-governador Paulo Hartung segue com suas movimentações eleitorais. Nessa quarta-feira (23), ele voltou a se reunir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, incensado para uma candidatura à Presidência da República pelo PSD, como representante da terceira via. Junto com Hartung no encontro, quem, quem? O apresentador de TV Luciano Huck!

Mais um
Com a eleição de Nésio Fernandes, por unanimidade, para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas), já são dois integrantes do alto escalão do governo do Estado nesta posição. O outro é Vitor de Angelo, que ocupa a mesma função no Conselho Nacional de Educação (Consed).

Nas redes
"Você sabia que há uma Resolução do Conselho Nacional de Educação que confere às estudantes travestis e aos/às transexuais o direito de solicitar o uso do nome social nos registros escolares da educação básica? (...) Pois é. Mas há notícias de que estudantes da nossa cidade vêm sofrendo constrangimentos por conta de uma suposta proibição (...)". Camila Valadão, vereadora de Vitória pelo Psol, sobre requerimento feito à prefeitura.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/