
Esses 2% de queda registrados pela pesquisa Ibope-Gazeta (14/09) desfavoráveis ao ex-governador Paulo Hartung não podem passar despercebidos. Essa oscilação para baixo de PH pode estar apontando para um cenário diferente nesta reta de chegada. Transmite, sobretudo, uma certa sensação de insegurança sobre o eleitorado do voto útil, pilar de sua vitória. Pois era, até então, inimaginável que sua imagem pudesse ser abalada, como está ocorrendo, numa disputa eleitoral em que havia entrado como o redentor do Espírito Santo. Daí a enorme importância da sua queda de 44% para 42%. É capaz de segurá-la? Será que ainda há tempo para o candidato do PMDB sofrer novos abalos, engrossando essa sensação de insegurança contida nesses 2%?
A propósito, que falta anda fazendo para a estratégia do ex-governador o Instituto Futura, eterno parceiro de PH em vários desvirtuamentos eleitorais. O Futura está fora do processo pela perda total da credibilidade em suas pesquisas.
Coser
A pesquisa Ibope, no entanto, pune o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) na sua aliança clandestina com o ex-governador Paulo Hartung. Ele que vinha liderando a disputa para o Senado, despencou 7 pontos. Numa clara rejeição de voto do eleitorado petista ao projeto do candidato.
Destruição
Nesse jogo de Coser com PH, a candidatura de Roberto Carlos ao governo entrava como laranja. E por mais que se esforce na campanha, oprofessor não consegue se livrar dessa pexa de laranja. O resultado está bem claro na nova pesquisa do Ibope. Ele caiu de 3% para 2%, rigorosamente empatado com Camila Valadão (PSOL) e Mauro Ribeiro (PCB). É muito para a sua pobreza eleitoral.
Ruína
O resultado é tão grave que o PT perdeu o seu eleitorado. Para onde vão, nessa hora da chegada, esses votos petistas?. Um eleitorado que sempre andou num teto de 25%. Certamente eles não irão para o lado de Hartung se dependerem da manifestação de suas lideranças, à exceção, evidentemente, do povo do Coser.
Tucanos
Assim como PH é sócio nessa ruína eleitoral do PT, os tucanos também estão próximos de tê-lo como seu algoz.
Tucanos 2
Pois o ex-governador fez o PSDB desfazer uma aliança praticamente costurada com Renato Casagrande (PSB) onde teriam boas chances para eleger Luiz Paulo Vellozo Lucas senador.
Caminho
Tratando da insegurança do voto de PH, como uma forte probabilidade de pautar os votos finais, para quem iriam, no caso, os dos tucanos insatisfeitos com PH? Quanto à perda de 1% registrada pelo Ibope no desempenho do candidato Casagrande é mais do que natural de quem deixou PH apresentar-se à vontade sem ir para o choque, que só veio a ocorrer no debate da última sexta (12), da TV Tribuna. Deu mole muito tempo.
Penssmento
“A fachada do fascismo é sempre popular.” Carlos Marighella