sábado, março 22, 2025
25.9 C
Vitória
sábado, março 22, 2025
sábado, março 22, 2025

Leia Também:

Mais um no ninho

Desde que o senador Ricardo Ferraço anunciou que está de saída do PMDB e a um pé do ninho tucano no Estado, só se fala na possibilidade de ele ser o candidato do PSDB à Prefeitura de Vitória em 2016. Por enquanto, ele diz que ainda e cedo para pensar no assunto. As lideranças tucanas comentam com euforia a chegada do tucano. Mas quando os interesses forem postos na mesa, de fato, nem tudo serão flores. Com o prefeito Luciano Rezende (PPS) em processo de desgaste, o PSDB terá pela frente uma oportunidade de ouro de retomar o comando na Capital. Mas quem estaria disposto a abrir mão da bocada? De olho na segunda principal vitrine política do Estado estão dois tucanos: o ex-prefeito e presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas, e o vice-governador César Colnago. Até onde vai pesar a mão do dono nacional do partido, senador Aécio Neves, que articula a filiação de Ferraço? Para quem acha que de crise o PSDB no Estado já está cheio, outra ainda pode estourar. Só que, desta vez, no andar de cima.
 
 
Liberou geral
O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) apresentou 10 emendas que tiram os poderes imperiais do governador Paulo Hartung (PMDB) na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. Nos bastidores, porém, as informações são de que Dary Pagung (PRP), presidente da Comissão de Finanças, já determinou o tratoramento de todas elas. 
 
Rito
O projeto encaminhado por Hartung, que garante a ele carta branca para mexer na peça como bem entender, sem aval dos deputados, será debatido no próximo dia 15, quando ocorre a apresentação do parecer do relator. Já a votação será no dia 22.
 
Projeto
O deputado federal Givaldo Vieira (PT) aproveitou o feriado de Corpus Christi para fazer um carinho na base serrana. Ele sinaliza, já há algum tempo, que está no páreo da disputa a prefeito em 2016.
 
El bigodón
Na sessão dessa segunda (8), o novo visual do deputado Marcelo Santos (PMDB) causou comentários na Assembleia. Enivaldo dos Anjos (PSD) não aguentou ficar só na contemplação e soltou um “elogio” ao colega, exaltando o “bigode grosso”. Parece que Marcelo ficou incomodado com o “elogio”. Na sessão desta terça (9) apareceu imberbe.
 
Fora de alcance
Enquanto o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), mira o alvo no seu antecessor, Neucimar Fraga (PSD), o também ex-prefeito Max Filho (PSDB) corre por fora e segue com suas tradicionais reuniões políticas no Dispensário São Judas Tadeu, na Prainha, todas as segundas-feiras.
 
Volume
O ex-governador Renato Casagrande está no Piauí, para evento da Fundação João Mangabeira. Pelas redes sociais, anuncia que o PSB fará, nesta terça-feira (9), um grande movimento de filiação de novos quadros. Expectativa pelos nomes.
 
Show à parte
É claro que o senador Magno Malta (PR) fez uma festa com a polêmica da Parada Gay em São Paulo. Ele não perde uma chance de subir no palco e arrebatar alguns fãs.
 
Elefante branco
O prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati (PSDB), avisa que não irá finalizar a construção do Núcleo de Estratégia de Saúde da Família (NESF), em Santana. Alega que a obra, que começou ainda na gestão anterior de Hartung, precisa de R$ 400 mil para ser concluída. O governo do Estado diz que não tem recursos. Ele também não. 
 
Na seca
Se depender de Hartung para levantar sua gestão, aliás, o tucano está perdido. Ele integra a lista de prefeitos que vão comer o pão que o diabo amassou na mão do governador até o ano que vem. Embora o PSDB integrasse a coligação de Hartug nas ultimas eleições, Donati fez campanha declarada para Renato Casagrande (PSB). Ou seja, nada de din din e convênios.
 
Nas redes
“Quem não suporta mais ver a cidade parada, cheia de buracos e com obras em horários questionáveis, pode dar a sua opinião na discussão sobre a qualidade das obras da Cesan, nesta quinta-feira (11), na Câmara de Vitória”. (Vereador Fabricio Gandini – PPS – no Facebook).
 
PENSAMENTO 
“A política é a arte de procurar problemas, encontrá-los em todos os lados, diagnosticá-los incorretamente e aplicar as piores soluções”. Groucho Marx

Mais Lidas