Sexta, 26 Abril 2024

Números

A disputa eleitoral deste ano trouxe mais uma vez a reflexão sobre o papel dos números e sua influência no eleitorado. O que se viu no último domingo (28) deu uma ideia de como o mercado político enxerga as pesquisas e o uso delas pelos meios de comunicação.



Este ano foi evidente a profusão de empresas que ofereceram serviço de pesquisa Estado afora. Essas pesquisas foram para o consumo dos candidatos desconfiados dos números das pesquisas publicadas nos jornais. Alguns candidatos buscaram profissionais de fora do Estado para isso.



A grande parte dos candidatos evitou os institutos ligados a veículos de comunicação, dada a insegurança dos dados apresentados. Em Linhares, ainda no primeiro turno, o grupo do candidato vitorioso conseguiu juridicamente barrar a publicação de alguns levantamentos feitos no município com o objetivo de veiculação.



Em Vitória, desde o primeiro turno, havia um cenário que apontava para uma eleição que terminaria no dia 7 de outubro, enquanto as movimentações de bastidores e o clima das ruas mostravam uma disputa acirrada entre os dois principais nomes que passaram para o segundo turno.



Aliás, em Vitória, a artificialidade da eleição é recorrente no que se trata da diminuição do capital de Luciano Rezende (PPS). Em 2008, quando ele disputou a eleição para prefeito, foi vítima de uma pesquisa do Instituto Futura, divulgado na véspera da eleição, com um cenário em que ele não teria condições de disputar o segundo turno com o prefeito João Coser (PT). O resultado das urnas mostraram que se não fosse o voto útil praticado com a diminuição do capital do popular socialista, ele teria chegado ao segundo turno.



Este ano, a coisa seguiu o caminho inverso. Luciano aparecia na frente, mas o jornal que começou a circular na véspera da eleição apontava uma virada artificial de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), o que não ocorreu. Há quem fale em novos critérios para a fiscalização da atuação dos institutos de pesquisa e há até os mais exaltados que pregam a proibição da divulgação das pesquisas no período eleitoral.



Mas pela própria postura dos veículos e institutos, a população começa a perceber a manobra. Para a próxima eleição, os candidatos têm em suas mãos material farto dessa disputa para contradizer os números que virão a ser divulgados. A classe política vai ficar mais esperta e a população também.



Fragmentos



1 – O secretário de Estado de Fazenda, Maurício Duque, participou da sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (31) para explicar aos parlamentares o objeto do Projeto de Lei 388/2012, que trata sobre a legislação de regência do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap).



2 – Na sessão dessa terça-feira (30), a matéria foi baixada de pauta e vários deputados reclamaram de dúvidas. Queriam que o governador detalhasse o projeto. O ponto de divergência é a autonomia que o Estado terá para tomar decisões por decreto.



3 – O secretário disse que a matéria não muda nada em relação à fiscalização da Assembleia Legislativa e explicou que o Poder Executivo poderá estabelecer medidas complementares necessárias ao regramento do Fundap, mesmo que por decretos, com o intuito de aquecer a economia capixaba.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/