quarta-feira, junho 25, 2025
19.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 25, 2025
quarta-feira, junho 25, 2025

Leia Também:

Reta final

 
Depois da entrevista do governador Renato Casagrande (PSB) à TV Guarapari nessa segunda-feira (8), quando soltou o verbo em cima do seu adversário Paulo Hartung (PMDB), a expectativa dos meios políticos era de que a polarização da disputa ao governo fosse ganhar novos contornos. E, de fato, ganhou. O debate da TV Tribuna desta sexta-feira (12) deu exatamente o tom que irá nortear a campanha até o dia 5 de outubro próximo. De um lado Casagrande, diferente dos debates passados, mais seguro e em busca do embate. Do outro Hartung, que passada a fase de tentar justificar sua entrada no pleito, adota o discurso contra o que chama de “baixaria”, para desqualificar as denúncias apresentadas por Casagrande. O ex-governador reagiu aos questionamentos com ironia, mas demonstrou nervosismo. Ao contrário de Casagrande, que não perdeu as oportunidades de fazer perguntas diretas e sobre assuntos espinhosos ao adversário, Hartung abriu mão de fazê-las. Sabe como é, tem telhado de vidro.
 
Reta final II
No primeiro debate, na Rádio CBN, Hartung já chegou alvejando Casagrande, que demonstrou surpresa e desconforto. Já no da TV Capixaba, que foi bem morno, os outros candidatos, Roberto Carlos (PT) e Camila Valadão (PSOL), foram usados de escada pelos dois principais candidatos, para atingir um ao outro. Nada comparado ao desta sexta.
 
Reta final III
A essa altura da disputa, aliás, fica evidente a estatura de cada candidato. Camila já acabou com seu repertório e Roberto Carlos continua perdido, igual cego em tiroteio. A briga é de cachorro grande.
 
Não assinou
Questionado por Camila sobre o motivo de ser o único candidato ao governo que não assinou o termo de compromisso em defesa do Banestes público e estadual, Hartung disse que a assessoria dela “estava mal informada”, pois assinou. Logo depois, em seu Facebook, Camila desmentiu o ex-governador. 
 
Não assinou II
A candidata do PSOL disse que, em contato com o Sindicato dos Bancários, confirmou que Hartung apenas manifestou sua intenção de assinar o termo, mas “não achou tempo em sua agenda para tal”.
 
Vira-folha
Estrela da festa realizada por Hartung na noite dessa quinta-feira (11) no Álvares Cabral, em Vitória, o ex-delegado de Trânsito Fabiano Contarato não se contentou em abraçar seu ex-inimigo e agora ídolo. Lascou um beijo em Hartung, empolgadíssimo. Que coisa…
 
Vira-folha II
Para amenizar suas mudanças de comportamento, pra lá de questionáveis, Contarato ressaltou que tem que ser muito homem para renunciar e, depois, perceber que estava no caminho errado. Já eu aprendi que homem tem palavra e posição, não muda radicalmente da noite para o dia.
 
Ausente
A primeira-dama, Cristina Gomes, não deu as caras no evento. Não é comum. 
 
Carreira solo
Com o tucano Aécio Neves em baixa e já rejeitado pelo palanque de Hartung, restou ao vice, César Colnago (PSDB), pedir votos para o presidenciável. Mesmo assim, em tom de pessimismo. “O cenário está difícil…”
 
Carreira solo II
Já a candidata ao Senado do PMDB, Rose de Freitas, que anda com as próprias pernas na campanha deste ano, lavou a alma: de cima do palco, declarou seu voto em Marina Silva (PSB). Já é que pra bagunçar…
 
Enquanto isso…
O coordenador da campanha de Aécio no Estado, Ricardo Ferraço, circulava com dois adesivos no peito: do seu partido, PMDB, e de Rose, cabo eleitoral de Marina.
 
Cadê?
O PT nacional convida para mais atividades de rua simultâneas em todo País, neste sábado (13), o “Agita 13”, com objetivo de alavancar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. No Estado, porém, a militância ainda parece tímida. Se depender do presidente regional da sigla, João Coser…
 
140 toques
“Espero que o candidato do PMDB possa apresentar os resultados das viagens de final de semana da esposa dele. #DebateTVTribuna”. (Governador Renato Casagrande – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Finalidade não é a língua da política”. Benjamim Disraeli

Mais Lidas