Quinta, 25 Abril 2024

Jovens capixabas estreiam programa de entrevistas 'Favela Teen'

favela_teen_instagram Instagram

Estreou na última semana no Instagram a série Favela Teen, programa de entrevistas apresentado por duas adolescentes de Flexal II, em Cariacica, na qual debatem com convidados sobre temas sociais e culturais com foco na juventude. A proposta foi idealizada por Ana Rezende, que logo ganhou o apoio de Juuh Bispo, ambas participantes dos projetos de formação do Instituto Aprender Cultura (IAC), que dá o suporte técnico e apoio com sua sede para gravações. As carismáticas teenagers já estudaram audiovisual, fotografia e outros cursos, que fazem parte do investimento da entidade para a formação de novos líderes e conscientização sobre a participação cidadã. A primeira entrevista do Favela Teen é a educadora social e empreendedora sustentável Marina Queiroz.

Coletivos periféricos se unem na produção de videoclipes

Outra novidade que tem participação do IAC é o lançamento dos videoclipes do projeto Conexão na Cena, fruto de um intercâmbio artístico-cultural entre bairros dos municípios da Grande Vitória, com participação dos coletivos Coletivo R5 (Barramares, Vila Velha), Grupo 15 no Pente (Jardim Carapina, Serra), TGBlack Records (Nova Rosa da Penha, Serra), Coletivo Delas (Castelo Branco, Cariacica) e o Instituto Aprender Cultura (Flexal 2, Cariacica). O resultado da conexão será publicado no dia 5 de setembro na página da Flex Filmes. O primeiro resultado do projeto, que teve apoio do governo estadual, é Cautela, do VJ MC, produzido pela TGBlack, que já está disponível.

Abaixo-assinado pede tombamento de imóvel em Jesus de Nazareth

A população do bairro Jesus de Nazareth deu seguimento à mobilização pela recuperação de uma antiga edificação, hoje abandonada, que servia como galpão e estaleiro naval em Vitória, conforme anunciado aqui no Século Diário. Querem que o local seja preservado, restaurado e transformado em um espaço cultural e comunitário. Foi criado um abaixo assinado online pedindo o tombamento e restauração do imóvel, já com mais de 400 assinaturas até o fechamento desta coluna.

Tour no Morro

Bernadette Lyra concorre a prêmio internacional

Considerado um dos prêmios mais importantes da literatura em língua portuguesa, o Oceanos tem a capixaba Bernadette Lyra entre seus semi-finalistas dentre mais de 1.800 inscritos. Lançado no ano passado, o romance Ulpiana, que conta uma história passada em Kosovo no qual uma mulher tenta desvendar os mistérios da morte de sua tia, está entre os 54 finalistas, incluindo 22 romances, 22 livros de poesia, 5 livros de contos e 5 de crônicas, escritos por autores de diferentes países de três continentes.

Divulgação

A escritora natural de Conceição da Barra têm a companhia na lista de um capixaba de coração, Paulo Dutra, professor da Universidade de Novo México (EUA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, que se classificou com Abliterações, obra de poesia lançada pela editora Malê. Suas obras concorrem com outros autores com Chico Buarque, Marcelo Rubens Paiva, Luiz Ruffato, Mia Couto, Nelida Piñon, Adriana Lisboa e Maria Valéria Rezende. Agora, os semifinalistas serão avaliados até novembro por um Júri Intermediário que indicará 10 finalistas a serem avaliados pelo Júri Final, este responsável por selecionar os três vencedores.

Sarau da Barão recebe Marília Carreiro 


Em sua edição mensal de setembro, o Sarão da Barão convida a escritora Marília Carreiro, que apresenta seu novo lançamento, o livro de contos Pretendo fechar os olhos assim que puder. Também acontecendo provisoriamente de forma virtual na página @coisasderuth, o evento terá início às 19h do dia 3 de setembro com um bate-papo com a escritora, que também lançou no Sarau da Barão o livro Lama, em outubro passado. Depois o palco virtual será aberto para poetas e artistas já confirmados para apresentar alguns textos escolhidos pela própria escritora, que também é a responsável pela Editora Pedregulho.

Divulgação

Debates literários no Instagram

Estreou no último dia 25 de agosto o DebatePapos, live sobre literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes (PPGL), que convidou para a inauguração o escritor Ricardo Lísias. Na agenda seguinte está Flora Thomson-DeVeaux, tradutora do Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para o inglês, em edição da importante editora britânica Penguin. Ela conversa com os professores Junia Zaidan e Vitor Cei. As transmissões acontecem pela página do Instagram @ppglufes.

Festa dos bancários terá "live" com grandes nomes do samba 

Diante da situação de pandemia, a tradicional festa anual dos trabalhadores bancários terá que acontecer em formato online. Mas não vai deixar de acontecer e marcar as comemorações do Dia do Bancário. Será neste sábado, de 16h às 20h, pelo YouTube do Sindibancários-ES, tendo como atração principal o cantor e compositor Tunico da Vila, que faz show com participação de seu pai Martinho da Vila, além de Xandy de Pilares, Péricles e Dudu Nobre. Também se apresenta a banda Movimento. A mestre de cerimônias será a cantora Afari. O evento terá uma ação solidária recolhendo doações para ajudar a Paróquia Santa Teresa de Calcutá, que fica em Itararé, Vitória, e realiza campanha de apoio à população em situação de rua.

Banda Seven Brass realiza live de metais 

Outra ação solidária do sábado, às 19h, é a apresentação do grupo Seven Brass Band, de Santa Maria de Jetibá, que considerado esta a primeira live de instrumentos de metais no Espírito Santo. Para ajudar o Hospital Concórdia de seu município, a banda composta por sete músicos fará um show com cerca de três horas de duração no YouTube, quando irá arrecadar doações via transferência bancária ou PicPay diretamente para o hospital, que realiza cerca de 45 mil atendimentos anuais, sendo 90% dos pacientes usuários do SUS.

O repertório instrumental tem Beatles, Queen, Pink Floyd, Bon Jovi, Bee Gees, Lady Gaga, Tim Maia, Lulu Santos, entre outros, e haverá participação especial do Quarteto de Cordas do Salut d' Amour. O Seven Brass aproveita a live para lançar seu clipe inédito de Imagine, música de John Lennon. Os videoclipes cover realizados pelo grupo em diferentes paisagens do Espírito Santo são um sucesso na internet, com mais de 330 mil visualizações no YouTube. O último êxito por lá é uma versão de Livin' on a prayer, de Bon Jovi, gravado na Estação Ferroviária de Itapina.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/