Quinta, 25 Abril 2024

Kombi vai levar obras literárias capixabas para seis municípios

livros_combiousa_divulgacao Divulgação
Divulgação

Ampliar a difusão literária pelos municípios capixabas foi a missão pela qual foi criada a Combiousa, um veículo adquirido e reformado pela Editora Cousa para levar doações, vendas, lançamentos, saraus e outras atividades. A primeira grande missão da Kombi teve que ser adaptada diante da pandemia do coronavírus. Ao invés de levar a cada viagem diversos escritores para apresentarem suas obras nos municípios, a equipe será reduzida. No bagageiro, irão sete kits de livros de escritores do Espírito Santos, envoltos por uma réplica de crochê da Combiousa.

O kit inclui 30 obras sendo romances, contos e poesias publicados pela Cousa e outras editoras capixabas. O destino são escolas de Ensino Médio de Alegre, Conceição da Barra, Guarapari, Pedro Canário, Piúma, Vitória, além de um kit que vai para a biblioteca pública de Pedro Canário. Em cada um desses municípios, a editora selecionou um anfitrião.

A Combiousa, comandada pelo escritor e editor Saulo Ribeiro, terá companhia do também escritor Caê Guimarães, atual vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, e do videomaker Heitor Righetti, além da estátua de Dom Quixote, o aventureiro personagem aficionado por literatura criado por Cervantes numa das mais importantes obras literárias de todos os tempos.

 Depois de cada entrega nos municípios do Espírito Santo, a equipe visitará com os devidos cuidados um escritor local, escolhido por sua produção literária e também por sua atuação na promoção da leitura e na construção da cena literária em sua cidade e região. "É uma galera que está colocando suas obras nas ruas, brigando por um espaço, mas também se movimento para fazer difusão literária em seu município e fora dele. Não basta levar seu livro embaixo do braço. Tem que levar a leitura junto, promover o incentivo à leitura, pois difundindo ela, se difunde tudo", diz Saulo, na linha da "literaluta", que marca a atuação da editora capixaba.

O resultado dos vídeos gravados com cada artista será uma websérie chamada Fazendo Literatura Em..., que terá como entrevistados Ana Cristina Santos (Pedro Canário), Salomão Silva Pinto, o Sosó (Conceição da Barra), Fabiane Taylor (Piúma), Stel Miranda (Vitória) Facção Inversa (Guarapari) e Aluízio Ferreira Sueth (Alegre). Ainda haverá um vídeo final registrando um resumo dos trajetos da road trip literária pelo Estado.

Além destes vídeos, o projeto da caravana da Combiousa também terá o sarau virtual Cada Lugar na sua Cousa, com 22 poetas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, entre eles Maria Amélia Dalvi, João Moraes, Suely Bispo, Henrique Rodrigues e Mariana Ianelli. A inspiração vem dos saraus promovidos pela editora na calçada de sua sede na Rua Sete, Centro de Vitória, mas agora adaptado ao formato virtual. A partir do dia 2 de abril, às segundas, quartas e sextas-feiras, os poetas convidados recitarão poesias por meio de vídeos gravados que serão divulgados aos poucos pelos canais da Cousa no Instagram e no YouTube.

Em momentos menos críticos da pandemia, a Combiousa chegou a realizar eventos no Centro de Vitória. Foto: Divulgação

O sonho inicial de causar um "furdunço literário" nas praças das cidades capixabas por meios de saraus presenciais, na qual a Combiousa levaria escritores de vários municípios para encontrar seus pares da cena local, teve que ser adiado. Por enquanto, a passagem da Kombi literária será discreta devido à pandemia, mas o veículo e a literatura começarão a circular juntos pelo território capixaba na missão da difusão literária, tendo como aliada a internet. "Serão cerca de 30 escritores envolvidos, incluindo de outros estados próximos que têm uma sintonia bacana com a literatura daqui. A ideia é movimentar também as redes destes outros estados por meio deles e chamar a atenção do público e destes escritores para o que vem sendo feito por aqui", explica Saulo Ribeiro sobre a potência das redes para levar a literatura capixaba para além do território do Espírito Santo.

Em cada kit que chegará aos seis municípios, acompanha uma mensagem que lembra que mesmo sem sair de casa, a literatura é uma viagem:

"Oi, gente! Um recado importante: nesta Kombi branca e vermelha, há uma seleção de livros de autoras e autores do Espírito Santo. Como você poderá conferir, nossa literatura é muito rica em diversidade e qualidade. Escolha um livro, sente-se num lugar confortável, e viaje pelas estradas das palavras.

Um grande abraço,

Caravana Combiousa

Abril de 2021"

Caê Guimarães lança livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura

'Encontro você no oitavo round' narra misteriosa história de pugilista que largou carreira promissora de poeta
https://www.seculodiario.com.br/cultura/cae-guimaraes-lanca-livro-vencedor-do-premio-sesc-de-literatura

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/