Sexta, 29 Março 2024

​Simpósio vai debater usos do Cais das Artes

cais_das_artes_leonardo_sa-14 Leonardo Sá

EVENTO

Debate sobre Cais das Artes em maio na Ufes

Com o nome Cais + Artes, um simpósio a ser realizado em maio na Ufes vai "pensar e provocar o debate sobre os usos" da mais polêmica obra cultura das últimas décadas, o Cais das Artes, equipamento artístico e cultural estadual cuja construção ainda não foi finalizada após 12 anos de início. O evento terá conferência de abertura, visitas mediadas à obra e três mesas temáticas. A data é dias 17, 18 e 19 de maio no Cine Metrópolis. Mais informações em breve pelo Instagram.

Leonardo Sá

CARNAVAL

Após recurso, Unidos de Barreiros é campeã

Facebook

Para quem não acompanhou, o resultado do Carnaval de Vitória teve uma reviravolta no Grupo de Acesso B, a terceira divisão das escolas de samba capixabas. A Liga-ES, responsável pelos desfiles dos dois grupos de acesso, comunicou no dia 16 de abril que foram acatados recursos impetrados que penalizaram a Mocidade Serrana, que havia sido declarada campeã, com muita comemoração e surpresa de seus próprios dirigentes

Com a perda de pontos, quem se tornou campeã foi a Unidos de Barreiros (foto), escola do bairro São Cristóvão, em Vitória, que desfilará em 2023 na sexta-feira, junto ao Grupo de Acesso A, cujo campeão ascende ao Grupo Especial, onde estão as maiores escolas. A direção da Mocidade aceitou o resultado e não vai recorrer. Ainda assim, valeu a festa. Como dizem os hermanos: "Lo bailado nadie me lo quita".

CULTURA POPULAR

O congo voltou! 

Elaine Dal Gobbo

Nas últimas semanas, diante do fim da quaresma, os tambores de congo voltaram a esquentar e aquecer os festejos da cultura popular no Espírito Santo. As celebrações foram fortemente afetadas pela pandemia, e a Federação das Bandas de Congo vem sendo rearticulada no Estado para cobrar mais políticas de proteção a um dos bens culturais capixabas mais importantes.

Na próxima segunda-feira (25), Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, as bandas estarão nas ruas. No Convento da Penha, em Vila Velha, acontece a Romaria dos Conguistas, com subida das bandas a partir das 8h. Em Roda D'Água, interior de Cariacica, volta a acontecer o tradicional e único Carnaval de Congo de Máscaras. A dica é chegar bem cedinho para ver os preparativos para o lindo cortejo das bandas, a partir das 7h, com previsão de saída às 9h. 

MÚSICA

Júlia Almeida lança EP que homenageia poetisa capixaba

Sambista, compositora e professora do departamento de Letra da Universidade Federal do Estado (Ufes), Júlia Almeida lançou seu segundo EP, denominado Samba na sombra, com cinco faixas inéditas compostas durante a pandemia. A grande inspiração para a obra foi a poetisa Haydeé Nicolussi (1905-1970), considerada a primeira escritora modernista do Espírito Santo, a quem faz referência no título do álbum e no samba Incendeia. O disco completo você ouve abaixo ou em outras plataformas de música.

Nascida em Alfredo Chaves, Haydeé deixou como legado uma vasta produção de contos, crônicas e poemas, além de uma trajetória como militante comunista, tendo vivido sua vida entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Mais sobre sobre sua vida e obra podem ser encontradas no site desenvolvido por alunos da professora Júlia.

AUDIOVISUAL

Site homenageia cineasta Seu Manoelzinho

Divulgação

Homem simples e cineasta ativo e criativo que ganhou repercussão nacional, Seu Manoelzinho, celebridade maior de Mantenópolis, no noroeste do Estado, agora tem um site em sua homenagem. A iniciativa é de seu filho, Zaqueu Loreno, que organizou na plataforma filmes, fotos, curiosidades, reportagens e entrevistas do pai, falecido em 2018. O projeto precisa de apoio para poder pagar sua hospedagem anual. Quem puder colaborar com qualquer quantia, pode enviar para o Pix ou contribuir pelo site.

Filme de Lázaro Ramos em cartaz no Espírito Santo 

Divulgação

Causando curiosidade em muitos, o filme Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos e inspirado na peça teatral Namíbia, não, está em cartaz no Espírito Santo por sua segunda semana. A obra fala de um futuro distópico no Brasil, em que um governo autoritário ordena que todos brasileiros afrodescendentes se mudem para a África, provocando caos e uma resistência clandestina. Entre as salas em que Medida Provisória é exibida no Estado estão o Cine Metrópolis, Cine Jardins e Shopping Vitória.

LITERATURA 

Academia Cariaciquense de Letras tem novo presidente 

Tomou posse no último dia 16 de abril, a nova diretoria da Academia Cariaciquense de Letras (ACL) no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. O novo presidente é o escritor, jornalista e produtor cultural Jacques Douglas, tendo como vice Elaine Sohelo e primeiro secretário Jefferson Araújo. A entidade foi presidida nos últimos quatro anos por Marcos Bubach, que ocupa o cargo de primeiro tesoureiro na nova gestão. 

FINANCIAMENTO

ES Gás abre inscrições para projetos culturais

Empresa estatal do Espírito Santo, a ES Gás abriu seu chamado anual para apoio a projetos culturais, socioambientais e esportivos apoiados por leis de incentivo, como a Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e Lei do Audiovisual. No ano passado foram 83 projetos inscritos e sete selecionados para receber apoio da empresa. Serão três períodos de inscrição de projetos, o primeiro dele com prazo até 20 de maio, para receber aportes até 30 de junho. O edital esta disponível aqui.

Mestres rearticulam Federação de Bandas de Congo do Espírito Santo

Após paralisações por conta da pandemia, que vitimou importantes figuras, grupo exige políticas públicas estaduais
https://www.seculodiario.com.br/cultura/mestres-rearticulam-federacao-de-bandas-de-congo-do-espirito-santo

Arquitetos se posicionam contra mudanças no Cais das Artes

Governador admite possibilidade de incluir polo tecnológico para apoio da iniciativa privada na conclusão das obras
https://www.seculodiario.com.br/cidades/arquitetos-se-posicionam-contra-mudancas-no-cais-das-artes

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/