sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Audiência pública discute cidadania e políticas públicas para a população LGBT

A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta terça-feira (12) uma sessão especial que discutiu a cidadania da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). A audiência foi parte da programação da IV Semana de Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), promovida pelo Fórum LGBT da Serra em parceria com a prefeitura da Serra. 
 
O coordenador das políticas LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Gustavo Bernardes, foi um dos convidados para a sessão especial. Ele apresentou os números de agressões à população LGBT, levantados pela secretaria, que apontam crescimento de 166% nas denúncias em 2012, em relação a 2011 no País. 
 
O número de vítimas aumentou mais ainda (183%), migrando de 1713 para 4.851 no período. Os homicídios contra homossexuais noticiados pela grande imprensa vitimaram 310 pessoas, um acréscimo de 11,51% na comparação entre 2012 e 2011. No Espírito Santo ocorreram seis mortes ocasionadas por violência homofóbica. 
 
Bernardo salientou que os números da violência são assustadores e que a secretaria está empenhada em combater a violência homofóbica. A SDH está estimulando os estados a criarem comitês de enfrentamento a este tipo de violência, que são importantes instrumentos para a implantação de conselhos estaduais e municipais LGBT, que garantem o envolvimento direto da comunidade LGBT nas políticas de enfrentamento à homofobia. 
 
A IV Semana de Cidadania LGBT teve início no domingo (10) e termina com a realização da VI edição da Parada Gay da Serra, no próximo domingo (17) às 14 horas, em frente ao antigo hotel Praia Linda, em Jacaraípe.  

Mais Lidas